José Bastos | Comunicado do PSD sobre a declaração de voto dos seus vereadores na CMM

Comunicado do PSD sobre a declaração de voto dos seus vereadores na CMM por José Bastos

josebastosEstive a ler no Jornal Rostos online, o comunicado do PSD sobre a declaração de voto dos seus vereadores Pedro Vieira e João Paulo Dinis na CMM, justificando as razões porque votaram contra o orçamento para 2015. No penúltimo parágrafo dizem o seguinte: ” A Câmara Municipal de Montijo é governada não pelos autarcas que foram eleitos pelo povo, mas por uma família cujo protagonista é o Presidente Nuno Canta, criticando ainda o edil de estar “em guerra aberta com os autarcas do PS ignorando os Vereadores do seu Partido que na maioria dos casos só têm conhecimento das propostas camarárias no dia da sessão estando em causa o regular funcionamento do órgão”.

nota de imprensa vereadores psd

logo_PSD

click na imagem

Oh, Senhores vereadores Pedro Vieira e João Paulo Dinis se a Câmara é governada por uma família, é caso para perguntar, o que estão os Senhores a fazer? Se não pertencem à família.

Quando os nossos descendentes ou historiadores forem ler a declaração de voto dos vereadores, Pedro Vieira e João Paulo Dinis ficarão certamente convencidos que existiu no nosso concelho, uma família poderosa que mandava e dispunha de tudo e de todos, liderada por um cidadão que nasceu num beco do Bairro dos Pescadores e que pôs todo o saber e convicções ao serviço da Terra que o viu nascer durante dezenas de anos e que fez uma grande obra no concelho que ninguém mais pode transformar: urbanismo de muita qualidade na zona nova da Cidade, com praças, avenidas e prédios de arquitetos qualificados, dezenas de hectares de zonas verdes; dois monumentos emblemáticos, a Tágide do Mestre Lagoa Henriques na Praça da República e as Portas da Cidade do Arquiteto Nuno Teotónico Pereira; a construção e o embelezamento da Frente Ribeirinha e a pequena ponte pedonal do Cais de Aldeia Galega e a construção de uma Caldeira (Espelho d’Agua), que serve para limpeza do cais e de bacia de retenção nos períodos de maré cheia; reconstrução de todo o património histórico-cultural edificado degradado há dezenas de anos (Monte do Saldanha, Moinho de Maré, Moinho de Vento do Esteval, Casa do Páteo d’Agua, Galeria Municipal, Cinema Teatro Joaquim d’Almeida, Cruzeiro grande da Atalaia, Museu Agrícola da Atalaia, Fontanário de Pegões, Restauração do Mercado Municipal n.º 1 de Montijo (em obra), construção da Capela do Cemitério do Pinhal do Fidalgo, sedes da Junta de Freguesia do Afonsoeiro, Alto Estanqueiro/Jardia e Cruzamento de Pegões, Escolas Pré- Escolares e do Ensino Básico, ETAR’s em todas as freguesias do Concelho, construção de depósitos de água e aumento no abastecimento de agua às populações rurais, reparação das Ermidas de São Sebastião e de Santo António, requalificação da Praça da República, Rua Bulhão Pato, Rua Miguel Bombarda, Rua Serpa Pinto, pavimentação diversa em todas as ruas e estradas do Concelho, estacionamento para todos e uma circular externa da EN5 ao Esteval.

O que os historiadores e os nossos descendentes vão ler na vossa declaração de voto é uma grande mentira como muitas outras que existem na nossa História. A grande obra que foi feita nos últimos dezassete anos no Montijo e de que os militantes, simpatizantes e a população em geral, muito se orgulham,nasceu de um grupo militantes e apoiantes do PS, candidatos pelo Partido, nas eleições autárquicas de 1989, coordenado por mim próprio, fizemos um excelente trabalho coletivo, com grande entusiasmo durante oito anos na oposição e com políticas pela positiva, em 1997 conquistámos o poder com maioria absoluta. Temos tido e continuamos a ter autarcas muito competentes, honestos e interessados na causa pública, as equipas têm-se vindo a renovar mas essa é a nossa cultura aqui no PS de Montijo e todos cumprem. Por isso o eleitorado deu-nos a maioria nas últimas cinco eleições. Desde 2006 que não exerço qualquer cargo político. Saí pelo meu próprio pé, ninguém me empurrou mas continuo interessado como outro qualquer cidadão montijense no que se passa na minha Terra.

Segundo me informei, o Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, ao dia de sexta-feira disponibiliza na plataforma informática, a todos os Vereadores, os documentos relativos à reunião de câmara de quarta-feira seguinte. Foi sempre assim. O que dizem Pedro Vieira e João Paulo Dinis não é estranho? E o que tinham os vereadores do PSD a ver com isso se a documentação fosse entregue aos vereadores do PS no dia da sessão?

Os vereadores do PSD Pedro Vieira e João Paulo Dinis não reclamam nada para si o que dá a entender que recebem toda a documentação do Gabinete do Presidente, por via da plataforma eletrónica, a tempo e horas, “sofrem as dores” dos vereadores do PS porque, segundo eles, só têm conhecimento das propostas camarárias no dia da sessão. Isto é pura intriga política e é minha convicção profunda que os vereadores do PSD, Pedro Vieira e João Paulo Dinis estão a servir de “arma de arremesso” para alguém que está por trás a tentar provocar a intriga. Ser vereador de uma Câmara é um cargo de grande responsabilidade,num concelho com a história como a do Montijo e a política tem regras que todos precisam conhecer e que não estão nas leis, que essas são para os advogados.

Quando dizem “estando em causa o regular funcionamento do órgão”. Isto já não é intriga é um tiro no próprio pé de cada um dos vereadores. Então, Senhores vereadores do PSD, Pedro Vieira e João Paulo Dinis acham que se o Presidente da Câmara der conhecimento aos vereadores do seu partido das propostas camarárias no dia da sessão está em causa o regular funcionamento do órgão? Nem sequer vou comentar isto porque quem é da política e não está na política por empréstimo percebe que isto não” lembra o diabo”.

Esta é a verdade que deve fazer parte da história do nosso Município e não o facto de ter existido aqui uma família tão importante que mesmo em regime democrático mandava em tudo.

José Bastos

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s