E a cidade portuguesa que atrai mais novos moradores é… Montijo :)

O Instituto Nacional de Estatística divulgou um relatório – Cidades Portuguesas: Um Retrato Estatístico – com base dos dados dos Censos 2011, em que conclui que a cidade, em Portugal continental,  que atraiu mais novos moradores, nos últimos 5 anos [2007 – 2011], foi a cidade do Montijo.

logo_ine

 

 Relatório: Cidades Portuguesas: Um Retrato Estatístico

 

logo_ine

 

Cidades Portuguesas: variáveis e indicadores

 

Boa notícia.

Antes de deixar uma breve consideração política, importa entender quais os motivos que levaram cerca de 9000 cidadãos a escolherem a cidade do Montijo para residir. O INE não tem o estudo realizado, no entanto, a Câmara Municipal do Montijo, em 2012, realizou, entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro, um inquérito aos novos residentes, que nos dá resposta à seguinte pergunta: porque escolheu o Montijo para residir?

O método realizado foi a entrevista direta, na rua, junto a uma amostra aleatória de residentes [residentes na cidade entre 1 e 5 anos], correspondente a cerca 5% da população residente nas freguesias em análise.

Segundo o estudo, os novos residentes caracterizam-se da seguinte forma – quanto ao género 52% são mulheres e 48% são homens; 45% tem entre 21-35 anos e 28% entre 36-45 anos; os agregados familiares são compostos por até 2 pessoas (45%) e entre 3-4 (49%); relativamente ao grupo profissional, 20% especialistas de profissões intelectuais e científicas, 18% técnicos profissionais de nível intermédio, 11% pessoal administrativo e similares, 10% pessoal de serviços e vendedores; 35% tem o ensino secundário e 34% o ensino superior.

À pergunta – o que o/a levou a residir no Montijo? – 39% considera que foi a qualidade de vida que a cidade oferece, 31% foi a relação qualidade / preço das habitações, e, entre outras razões, 23% a localização e acessibilidades.

Desde 1997, até aos dias de hoje, o concelho do Montijo transformou-se. Transformou-se para melhor. Sem dúvida, com a abertura da ponte Vasco da Gama, o Montijo, a um passo de Lisboa, ganhou uma centralidade que, até então, não tinha. Com esta centralidade, chegaram as boas acessibilidades que motivaram cerca de 23% dos novos residentes a habitarem no Montijo.

Do ponto de vista urbanístico, o planeamento realizado foi bem feito. As novas urbanizações têm espaços verdes, boas avenidas e praças – são airosas – e o parque habitacional é de boa qualidade, o que proporciona uma excelente relação qualidade / preço das habitações, principal motivo para atrair 31% dos novos residentes.

Na generalidade, o concelho do Montijo oferece qualidade de vida aos seus residentes. Espaços verdes, ciclovias, uma boa rede de serviços e comércio, oferta cultural e desportiva, a um passo de Lisboa, a dois passos das praias da costa e de Setúbal, um excelente parque escolar e uma frente ribeirinha requalificada… Tudo isto proporciona qualidade de vida e é a qualidade de vida do Montijo que fez com que a maioria dos novos residentes se fixassem na cidade.

As culpas não podem morrer solteiras!

Inequivocamente, o Partido Socialista e a liderança de Maria Amélia Antunes contribuíram para  estes resultados.  O PS conseguiu sentir a sociedade montijense e perceber os seus anseios. Agregou um conjunto de gente capaz em torno de um projeto desenvolvido por muitos autarcas nas freguesias, na câmara municipal e na assembleia municipal. Muitos foram os independentes que se juntaram a militantes do PS e cooperaram para um Montijo melhor. Todos, sem excepção, incluindo as forças vivas da cidade – clubes, associações, coletividades, empresas e empresários, autoridades policiais, bem como, os trabalhadores das autarquias do concelho – devem sentir que fizeram evoluir o concelho do Montijo.

Poder-se-ia ter feito de forma diferente? podia… mas não era a mesma coisa…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s