Águeda vence prémio “Cidades Sustentáveis”

Fonte: Smart Cities

A câmara municipal de Águeda foi a grande vencedora da edição deste ano dos Green Project Awards (GPA) na categoria “Cidades Sustentáveis”, que esteve, pela primeira vez, a concurso.

2601agueda

A autarquia foi distinguida pelo seu empenho em ser uma cidade “à procura da excelência”, onde “todos gostam de viver, trabalhar, estudar e visitar”. Para isso, nos últimos anos, Águeda tem apostado na inovação, boas práticas, desenvolvimento tecnológico e no estabelecimento de parcerias. Paralelamente tem também feito um investimento humano e financeiro nesta transformação para uma smart city. Qualificação de espaços verdes, devolução do espaço público ao cidadão, através da diminuição do tráfego e da criação de pistas cicláveis, promoção da economia local e do empreendedorismo, melhoria da eficiência energética na iluminação pública são algumas das iniciativas, entre outras, que podem ser vistas hoje na cidade.

Para além de Águeda, dois outros projectos urbanos foram também destacados pelos GPA, recebendo, desta feita, menções honrosas: a requalificação do Parque Linear Ribeirinho Estuário do Tejo em Vila Franca de Xira e a regeneração urbana do centro histórico de Torres Vedras.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na última quarta-feira, na Culturgest em Lisboa. Todos os anos, os GPA distinguem os melhores projectos no âmbito do desenvolvimento sustentável nas áreas de “Agricultura, Mar e Turismo”, “Cidades Sustentáveis”, “Consumo Sustentável”, “Information Technology”, “Iniciativa Jovem”, “Iniciativa de Mobilização” e “Produto ou Serviço”. Esta foi a sétima edição dos GPA, que estão também presentes no Brasil e em Cabo Verde.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s