Ranking cidades mais sustentáveis | cidades esquecem componente humana

Fonte: Smart Cities

No ranking das dez cidades mais sustentáveis, sete são europeias. Frankfurt lidera a lista Sustainable Cities Index (50 Cidades) mas a conclusão geral da análise lembra que, por todo o mundo, as cidades têm esquecido a componente humana. “As cidades estão a ter melhores desempenhos para a sustentabilidade dos seus objectivos de Lucro e Planeta, mas estão a falhar na resposta adequada às necessidades das Pessoas”, pode ler-se na avaliação, divulgada a 8 de Fevereiro pela consultora económica Arcadis.

frankfurt-sc

 Na análise, as cidades são avaliadas de forma geral, mas também em sub-rankings dedicados, separadamente, às componentes Lucro, Pessoas e Planeta (que correspondem aos pilares económico, social e ambiental). E é exactamente neste equilíbrio entre as várias vertentes que os líderes autárquicos enfrentam dificuldades.

 Frankfurt, por exemplo, obteve o primeiro lugar no ranking geral, graças sobretudo à sua prestação económica e ambiental. Considerada a “Cidade Europeia das Árvores 2014”, pelo seu esforço em registar e monitorizar cada árvore da cidade, Frankfurt tem em marcha o plano “100% Protecção Climática” – que prevê, entre outras medidas, uma produção energética baseada a 100% em renováveis. Por outro lado, o facto de a cidade ser um centro financeiro global contribuiu também para o desempenho de excelência a nível económico.

 No que concerne à componente social, no entanto, a cidade alemã permanece em nono lugar do ranking. Como motivos, a Arcadis lembra que o rácio de população dependente da cidade não é favorável, assim como as longas horas de trabalho registadas.

 Já Londres, por exemplo, é a segunda cidade com melhor pontuação global, mas tem um desempenho mais positivo em termos económicos e sociais do que ambientais. Os resultados na área da saúde e educação garantiram à cidade britânica o terceiro lugar do sub-ranking social (apenas ultrapassada por Roterdão e Seul), enquanto a posição central nas redes de negócio globais valeram-lhe o segundo posto em termos económicos (com Frankfurt na liderança). Quando a avaliação é ambiental, a cidade cai para o 12º lugar, arrastada pelo congestionamento do trânsito, infra-estruturas envelhecidas, fraca qualidade do ar e impacto das alterações climáticas.

 Europa consistente, Ásia desigual

 Depois de Frankfurt e Londres, há outras cinco cidades europeias nos dez lugares cimeiros do ranking geral de sustentabilidade. Copenhaga, Amesterdão, Roterdão e Berlim compõem a lista do 3º ao 6º lugar. Mais abaixo, Madrid fica em 9º lugar.

 Uma situação diferente é registada no continente asiático, na qual as cidades são capazes do melhor e do pior, em termos de sustentabilidade. Seul, Hong Kong e Singapura encontram-se no top 10, enquanto Manila, Bombaím, Wuhan e Nova Deli representam quatro das cinco piores cidades do ranking.

 Nenhuma cidade da América do Norte conseguiu alcançar as primeiras dez posições do estudo. Mesmo assim, Toronto é a localidade com um melhor desempenho (12º), seguida de Boston (15º) e Chicago (19º). Já na América do Sul, Santiago do Chile (30º) e a brasileira São Paulo (31º) conseguiram as melhores classificações gerais.

 Por fim, no Médio Oriente, assiste-se a discrepâncias de grande dimensão entre os vários pilares da sustentabilidade. No Dubai e em Doha, a componente económica garante-lhes um lugar a meio da tabela. Contudo, em termos ambientais, as duas cidades caem para os últimos lugares da lista. De relembrar, também, que é nesta geografia que as cidades sofreram as maiores pressões populacionais: nos últimos cinco anos, Doha, Dubai e Abu Dhabi viram a população aumentar mais de 30%.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s