Startup nascida na universidade inova nas pranchas de surf

Fonte: Revista Invest

Pranchas de surf em madeira, com menor espessura e mais baratas que as disponíveis no mercado estão a ser produzidas por uma jovem empresa de três alunos e de um ex-aluno da Universidade de Aveiro (UA).

Por isso, avançaram com a ideia de produzir pranchas de surf em madeira e num outro material muito português, a cortiça, resultando num produto mais amigo do ambiente. A matéria-prima sobrante é usada na produção de skates longboard que estão a ser ilustrados por artistas.

O projeto chama-se KAI WoodSurfboards, está alojado na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA) e beneficiou do apoio da iniciativa Passaporte para o Empreendedorismo, do IAPMEI. Já começou a comercialização das primeiras unidades.

KaiWoodSurfBoards

As pranchas de madeira têm um tempo médio de vida maior do que as de espuma, no entanto são, normalmente, mais pesadas e muito mais caras. A KAI WoodSurfboards garante ter ultrapassado estes obstáculos com recurso a várias mudanças na conceção das pranchas. O material principal é madeira, que é mais leve e resistente, elemento essencial na estrutura de suporte, através de um processo designado “Hollow Wood Spine”, em que uma espinha central sustenta os tampos superiores. Depois, o corte controlado por computador (CNC) permite maior rigor e rapidez no trabalho.

A aplicação de cortiça em pontos onde é difícil fazer o mesmo com madeira, designadamente, nos “rails”, termo usado pelos surfistas para designar as faixas laterais, introduz um toque de leveza e portugalidade. É com estes argumentos, os alunos da UA esperam conquistar um nicho de mercado cada vez maior, sendo que as encomendas já começaram e já foram realizadas algumas vendas do produto.

A ideia surgiu em contexto académico, quando os alunos frequentavam a disciplina de “Projecto em Design de Empresas”, da licenciatura em Design da UA. Mas só começou a tomar forma no final do Verão de 2013. Gonçalo Ferreira e Paulo Teixeira são alunos do Mestrado em Engenharia e Design de Produto e José Nogueira é aluno do Mestrado em Design.

Modelos “à medida” de cada cliente

Nos últimos meses foram realizados testes com surfistas na zona de Aveiro, incidindo junto de escolas de surf locais. O projeto foi acolhido na IEUA onde tem contacto com profissionais das áreas de gestão e marketing e com outras ideias de negócio. Depois de um ano a beneficiar do Passaporte para o Empreendedorismo, iniciativa do IAPMEI, a equipa pôde reunir os fundos monetários necessários para comprar toda a maquinaria de suporte à ideia. Após a entrada da cortiça nas pranchas, estabeleceu-se contacto com a Amorim Cork Ventures no sentido de se iniciarem colaborações para incluir a cortiça nas pranchas e nos skates longboard, que são produzidos com material sobrante das pranchas, e ainda com um investidor das Caldas da Rainha, proprietário duma rede de hotelaria dedicada à temática do surf.

Brevemente abrirá um espaço de venda de skates longboard na Associação Cultural Mercado Negro, em Aveiro, para divulgação da marca em conjunto com alguns artistas gráficos, como é já o caso do ilustrador “Kest”. Avançam ainda outras iniciativas, incluindo contactos com retalhistas da área do surf e skate.

Atualmente, a equipa está a conceber o primeiro catálogo de produtos para disponibilização online. Para já, vão estar disponíveis modelos standard. Mais tarde, será possível encomendar modelos adaptados à necessidades de cada cliente, tarefa onde será fundamental um software, a agregar à página web em fase de conceção, que indicará a prancha mais adequada para cada utilizador e para cada conjunto de condições de utilização.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s