Montijo | Inaugurada Igreja dos Pastorinhos (Bairro do Areias)

No passado dia 20 de fevereiro, nas Colinas do Oriente-Bairro do Areias, foi inaugurada a nova Igreja dos Pastorinhos. Centenas e centenas de pessoas, inúmeras entidades convidadas estiveram presentes numa cerimónia com missa presidida pelo Bispo de Setúbal.

inauguracaoigrejapastorinhos_2

Gilberto Canavarro dos Reis salientou que se “cumpriu um sonho antigo de construção de uma igreja numa nova parte do Montijo. A construção de uma igreja é um serviço à cultura. Hoje é um grande dia de alegria para a Diocese de Setúbal e para o Montijo”, afirmou. O Bispo de Setúbal relembrou, ainda, “o papel fundamental da câmara na cedência do terreno e outros meios que colocou ao dispor da comunidade”.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, classificou a cerimónia como um “momento único para a cidade. Esta obra é mais que uma igreja, pois pretende ser um espaço de culto, de encontro, de cultura, de amizade e de celebração. A cidade do Montijo revê-se numa tradição de tolerância e em valores universalistas que inspiram o melhor que há em nós. A minha presença aqui é em nome destes valores. Espero que a interpretem como uma proximidade à vossa comunidade”, afirmou o autarca.

O Padre Leonel Neves, pároco responsável pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Montijo da qual faz parte a nova Igreja dos Pastorinhos, manifestou toda a sua felicidade pela concretização deste sonho, agradeceu o trabalho de toda a comunidade e o apoio da câmara.

A história da construção da Igreja dos Pastorinhos está, inicialmente, ligada à persistência de Maria da Luz, uma cidadã do Montijo com uma vida dedicada às causas sociais. Desde a década de 80, que Maria da Luz, juntamente com antigos e atuais párocos, outros elementos da Diocese de Setúbal, da comunidade católica do Bairro do Areias e com a disponibilidade e apoio da câmara tentaram encontrar uma solução para a construção da igreja.

O sonho da igreja começou a materializar-se com a cedência de um terreno junto à Urbanização Colinas do Oriente, por parte da câmara. Em 2001, este terreno, com 2.200 m2, foi cedido à Comissão para a Construção da Igreja do Bairro do Areias. A construção efetiva da Igreja dos Pastorinhos iniciou-se no dia 28 de abril de 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s