Austin lidera do ranking de “melhores cidades para o sector tecnológico”

Fonte: Smart Cities

A aura de Silicon Valley como o paraíso do sector tecnológico está a mudar. Pelo menos, de acordo com um novo relatório da consultora imobiliária Savills, que dá a liderança do ranking de “melhores cidades para o sector tecnológico” a Austin e não a São Francisco, onde Silicon Valley está implementado.

austin

A capital do Texas obteve a melhor pontuação no conjunto dos indicadores avaliados: ambiente de negócios, ambiente tecnológico, qualidade de vida, concentração de talento e custo dos imóveis. E foi, aliás, ao nível do talento disponível que Austin mais se destacou entre as 12 cidades tecnológicas apontadas pela Savills. “O acesso ao capital humano é o factor-chave na localização das empresas tecnológicas”, afirma a consultora imobiliária.

São Francisco fica em segundo, seguido por Tel Aviv e Nova Iorque. A primeira cidade europeia, Estocolmo, surge em quinto lugar neste top de cidades tecnológicas, seguida de perto por Londres. O top 12 completa-se com Singapura, Dublin, Berlim, Hong Kong, Seul e Bombaím.

Independentemente da localização geográfica, a dimensão da malha urbana também desempenha um papel importante na atracção de empresas e negócios. De acordo com a análise, “é importante notar que cidades mais pequenas como Austin, Dublin e Berlim competem a par das megacidades, ao oferecer habitação a preços acessíveis perto dos centros urbanos, um menor nível de poluição e acesso a restaurantes”. Até porque estas questões são fundamentais na competição global pelo melhores recursos humanos. Já as megacidades têm maior facilidade de acesso a capital de risco e, nesta dimensão, Nova Iorque, Singapura e Londres são os líderes incontestáveis.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s