Siemens desafia alunos a modernizar indústria nacional

Fonte: Revista Invest

“Ideias para a modernização da indústria portuguesa” é o tema do Prémio Nova Geração|15 que a Siemens Portugal acaba de lançar com o objetivo de aproximar o ensino teórico/prático das necessidades reais da indústria nacional e da sua modernização, mas também de criar condições para que os futuros engenheiros acedam a uma formação cada vez melhor.

Siemensabc

Inserido no protocolo Engenharia Made in Portugal, assinado em 2013 pela Siemens e pelo Estado português para promover o ensino da engenharia no país, este concurso de ideias inovadoras pretende também reconhecer jovens talentos da engenharia nacional e explorar novas ideias junto dos futuros engenheiros portugueses, incentivando o desenvolvimento de projetos que os aproximem do mundo empresarial e que, consequentemente, facilitem a sua entrada no mercado de trabalho.

O Prémio Nova Geração|15 destina-se às universidades e escolas técnico-profissionais abrangidas pelo protocolo Engenharia Made In Portugal que receberam o software Solid Edge e os Kits de Automação da Siemens, compostos pelo Simatic S7-1200, Human Machine Interface e o software TIA – Portal de Programação, indispensáveis para a realização dos projetos. Já no que respeita à execução do projeto, este é totalmente livre, mas deverá incluir uma forte componente de inovação que será valorizada pelo júri composto pela Siemens, a Cadflow, a CIP, a COTEC e a Ordem dos Engenheiros. A Siemens e a Cadflow são responsáveis pela criação das shortlists dos projetos finalistas (cinco por categoria) e todos os elementos do júri irão definir os vencedores finais.

Pré-inscrições até final de maio

A fase de pré-inscrição para participar nesta competição termina a 31 de maio e a fase de registo da proposta/projeto decorrerá entre 31 de maio e 25 de setembro. Para participar no concurso basta ser aluno de uma das instituições abrangidas pelo protocolo, ser maior de 18 anos e fluente em inglês. A participação pode ser individual ou em equipas de dois elementos, sendo obrigatório o apoio de um professor e o pré-registo até 31 de Maio de 2015.

Para validar a entrega dos projetos é necessário um documento com uma pequena descrição do trabalho, com enfâse na sua componente de inovação, do material e softwares utilizados, além da apresentação de um pequeno business case que demonstre as mais-valias da implementação da solução desenvolvida. O upload do projeto e de todos os elementos anteriormente referidos deverá ser feito neste site, na área Participar/ Registo de proposta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s