Lisboa | Centro de Inovação da Mouraria – Mouraria Creative Hub

Fonte: CMM

Instalado no coração de Lisboa, o Centro de Inovação da Mouraria (CIM) é a primeira incubadora na área das indústrias culturais e criativas na cidade e prepara-se para acolher, a partir de maio, cerca de 50 empreendedores. Graça Fonseca, vereadora da Economia e Inovação da CML, apresentou o espaço no dia 27 de fevereiro, que se insere na estratégia de regeneração daquele bairro e na programação de Lisboa Capital Europeia Empreendedora 2015.

morariacentroinovacao

A partir de 2 de março, e até dia 15 de abril, estão abertas as candidaturas para os criativos que queiram participar no CIM, explicou Graça Fonseca na Cozinha Popular da Mouraria, depois de uma visita guiada ao novo espaço. Ali vão ser instalados empreendedores com atividade na moda, media, design, música, gastronomia e ofícios manufaturados como a azulejaria, olaria, joalharia ou restauro, que dispõem de uma pequena sala de produção.

As candidaturas devem ser entregues online no sítio da internet da CML. Os resultados do concurso serão conhecidos a 15 de maio, e para 25 está prevista a inauguração do Centro, revelou ainda a vereadora.

Uma âncora

O objetivo é, duplamente, valorizar o caráter inovador dos projetos e a ligação a esta área da cidade. Contrariando a ideia de que os novos negócios surgem apenas nas áreas tecnológicas “há muitas pessoas que procuram reinventar e inovar saberes e técnicas antigas” dando-lhe uma nova dinâmica, afirmou a vereadora. A autarquia pretende apoiar essencialmente jovens com 35 anos ou menos neste espaço, mas a idade não será um fator de exclusão, afiançou.

Para a vereadora o Centro de Inovação da Mouraria pode, com outros projetos, “ser uma âncora para trazer mais pessoas, maior investimento e capacidade de reabilitação e regeneração” para a Mouraria.

A incubadora engrossa assim a rede já existente na cidade e apoiada pelo município através da Startup Lisboa, que assinalou este mês três anos e já apoiou mais de 180 microempresas e 250 empreendedores, mobilizando cerca de uma centena de mentores.

Situado na Rua dos Lagares, o edifício que acolhe o Mouraria Creative Hub é uma antiga residência senhorial do século XV e propriedade municipal desde 1998. A reabilitação, a cargo da autarquia, foi efetuada com recurso a fundos comunitários e ascendeu a cerca de dois milhões de euros.

Durante a sessão foi apresentado um vídeo sobre a recuperação do edifício e respetiva adaptação para incubadora, assegurando-se uma área útil para o efeito de cerca de 1.400 m2, cuja intervenção manteve e valorizou a morfologia e a tipologia da construção, mantendo as suas características islâmico-medievais, bem como os elementos identificados como marcantes: escadas e estruturas em madeira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s