Loures | Loures Inova – centro de negócios e de capacitação empresarial

O Loures Inova é um centro de negócios e de capacitação empresarial, tratando-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loures, Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) e Madan Parque – Associação Parque de Ciência e Tecnologia Almada/Setúbal.

louresinova

Este novo projeto tem como objetivo fomentar a fixação de novas empresas no concelho de Loures, permitindo a requalificação do tecido empresarial, apostando na inovação e no empreendedorismo de base tecnológica.

Desenvolvimento económico

A sessão de lançamento deste projeto contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, que explicou que a política do Município está assente na inovação e no desenvolvimento económico: “Loures tem boas acessibilidades e uma excelente localização. Além disso, temos uma Câmara dinâmica e capaz de dar resposta ao tecido económico”.

Segundo o autarca, o Município quer criar a sua própria marca, associada à inovação. “Estamos apostados na inovação tecnológica, mas também social e política”, salientando a participação do “maior número de pessoas no desenvolvimento do concelho” e dando como exemplo a iniciativa Loures em Congresso.

“No final do mandato, se conseguirmos que Loures seja conhecido como um concelho de inovação, então teremos alcançado o nosso objetivo”, frisou.

Nova competitividade

Nesta sessão de apresentação marcou também presença Jaime Quesado, especialista em estratégia, inovação e competitividade, que falou da importância que os “parques de ciência” e os “clusters” (concentração de empresas do mesmo setor de atividade) assumem, cada vez mais, naquilo a que chamou de “nova competitividade”. Para o especialista, o “setor agroalimentar é um dos clusters de maior sucesso em Portugal”, anunciando, ainda, que “o papel das áreas metropolitanas vai ser, num futuro próximo, determinante para a nova competitividade”.

Já José Damião, diretor da incubadora de empresas Madan Parque, apresentou o Loures Inova, destacando os principais objetivos do projeto: inovação tecnológica, rede de suporte empresarial, apoios e financiamento, e internacionalização.

Para Carlos Barrocas, presidente do conselho de administração do MARL, esta é a iniciativa certa para “ajudar a criar riqueza para as empresas do concelho de Loures”.

A sessão de lançamento, que contou também com as presenças dos vereadores António Pombinho e Fernando Costa, terminou com a assinatura de um protocolo de cooperação e com a visita às instalações do Loures Inova – Centro Empresarial.

Para os meses de abril e de maio está já agendado um ciclo de conferências e, para junho, está previsto um seminário internacional.

O Loures Inova vai funcionar em instalações cedidas pelo MARL no edifício NAC, piso 2. Numa segunda fase, terá também a valência de centro de incubação de empresas. Poderá saber mais em www.louresinova.pt.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s