Amadora testa nova ferramenta para medir o nível de resiliência a desastres

A Amadora e outras quatro cidades europeias vão testar uma nova ferramenta para medir o seu nível de resiliência a desastres. A iniciativa enquadra-se no projecto europeu Managing Urban Risks in Europe: Implementation of the City Disaster Resilience Scorecard (U-SCORE) e vai também ajudar estas cidades a integrar a redução de risco e a adaptação às mudanças climáticas na gestão urbana, através da elaboração de planos de acção concretos.

carlatavares

Stoke-on-Trent e Salford, no Reino Unido, e Jönköping e Arvika, na Suécia, acompanham a Amadora neste desafio, cujos objectivos passam por preparar melhor as cidades para um eventual cenário de desastre, ser uma plataforma de troca de conhecimento e experiências entre especialistas nesta matéria e, ainda, envolver outros municípios na acção para a redução do risco de desastre. Nos próximos dias 16 e 17 de Abril, o município português vai receber o primeiro workshop do projecto, que marcará o arranque do U-SCORE.

A ferramenta – City Resilience Scorecard – foi desenvolvida pela IBM e pela AECOM, no âmbito da campanha Making Cities Resilient do Gabinete das Nações Unidas para a Redução de Risco de Desastre (UNISDR, na sigla em inglês). O projecto vai ajudar a testar a ferramenta, esperando-se que dê feedback para a sua melhoria. A solução vai fornecer a cada cidade uma análise da sua capacidade de resiliência e um protótipo de plano de acção. As autoridades nacionais de Protecção Civil irão também apoiar estas cidades, assim como o próprio UNISDR e outros especialistas técnicos externos, como, por exemplo, a IBM ou a AECOM.

O projecto inclui ainda três workshops a nível europeu, dedicados à temática da resiliência ao desastre e ao Scorecard, com a participação dos coordenadores municipais do projecto, representantes da autoridade de Protecção Civil nacional e do UNISDR.

Fonte: Smart Cities

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s