“Bronca” no PSD Montijo – email ameaça autarcas

Fonte: Diário do Distrito

O PSD Montijo não vive nos melhores momentos da sua carreira política, são vários os relatos que dentro do seio dos social-democratas no Montijo os conflitos são existentes.

O PSD Montijo não está a viver os melhores momentos da sua vida política, segundo fonte próxima do PSD diz mesmo que existe muita pressão pelo poder local. O PSD Montijo actualmente está representado na Assembleia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, onde os social-democratas tem vindo a votar contra o Orçamento apresentado pelo Executivo do PS e BE, liderado por Fernando Caria.

josecardoso (2)

Na última Assembleia de Freguesia o PSD substituiu três dos seus membros de Assembleia. O Diário do Distrito soube que esta substituição deu-se devido a conversações entre o presidente da junta de freguesia e o membro do PSD que foi cabeça de lista nas últimas eleições, a conversa deu lugar a um entendimento para que o PSD abstivesse na votação do Orçamento. Segundo fonte ligada a todo o processo, Fernando Caria em conjunto com todo o seu Executivo alterou o Orçamento com a indicação de alguns pontos que os membros do PSD indicaram, só assim seria possível o voto de abstenção como existiu na última Assembleia de um membro que se absteve.

A noticia caiu no seio dos social-democratas do Montijo como uma ‘bomba’ e a direcção política autárquica decidiu enviar um email aos autarcas do partido da junta de freguesia do Montijo onde o mesmo diz “ os autarcas na freguesia deverão votar contra a proposta de orçamento da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, nada se tendo alterado relativo à última votação”, para o PSD Montijo o que é importante é a imagem do partido em ano de eleições como diz o segundo ponto “ reafirmar que a união dos autarcas e a imagem do Partido é fundamental, principalmente em ano eleitoral “.

No mesmo email que o presidente da Concelhia do PSD, José Cardoso, diz ter conhecimento do mesmo, mas que nunca faria um documento deste tipo aos autarcas, o vice-presidente, Pedro Vieira, escreve: “Os autarcas que estejam ausente da Assembleia de Freguesia, e/ou discordem da posição assumida pelo partido, deverão entregar imediatamente à CPS (comunicando com o Sr. presidente José Cardoso… Joaquim Filipe…. ou Pedro Vieira…) a declaração de suspensão de modo a ser possível a sua substituição “.

Contactado pelo Diário do Distrito, José Cardoso, presidente dos social-democratas no Montijo, disse que “ isso foi um email enviado aos companheiros eleitos e tinham manifestado a opinião de ter uma votação diferente “ prosseguindo “ eu nunca faria uma coisa dessas (referindo-se ao email) isso foi um email enviado aos eleitos, eu não estava no Montijo, foi um email enviado pelo vice-presidente Pedro Vieira a todos os companheiros, embora ele pelo telefone me tivesse dito mais ou menos como iria ser enviado, mas eu reconheço que existe aí uma mãozinha ditatorial nesse email. Eu não o faria “.

No email enviado aos autarcas do PSD na Junta de Freguesia do Montijo o mesmo refere que “ (…) A, eventual, falta de respeito pelas posições do partido e da generalidade dos autarcas, nesta questão, terá como consequência a, imediata, retirada de confiança política dos autarcas incumpridores e a remessa do assunto ao Presidente do CJD/PSD/ Setúbal, para instauração do procedimento disciplinar aos autarcas militantes com vista à aplicação de sanção de exclusão “, perguntamos ao presidente da Concelhia do PSD/Montijo o que irá acontecer ao membro que se absteve na última Assembleia de Freguesia, José Cardoso refere que “ eu julgo que o que vai acontecer é se for eu a escolher no próximo ano eu escolho à mesma, se forem outros com ideias ditatoriais se calhar já não o escolhem “, perguntamos se existe possibilidades de aplicar uma sanção pesada ao membro do PSD que se absteve, a resposta do presidente da Concelhia do PSD/Montijo foi que não existirá razão para isso.

Actualmente o PSD do Montijo está a passar por uma fase menos boa dentro do seio do partido, José Cardoso admitiu ainda que existe dentro do partido várias discórdias relativas a algumas ideias, também referiu que o preocupa actualmente a imagem do PSD na opinião publica. A próxima Assembleia de Freguesia da junta será no próximo mês de Maio e tudo está em aberto com a volta dos eleitos do PSD que foram votados para aqueles lugares pelo povo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s