Amadora | acervo de arte urbana em mapa do graffiti

Mapa do graffiti aqui.

De forma a conhecer a arte urbana que existe nas ruas da Amadora, a câmara municipal da cidade lançou um mapa interactivo que não só identifica o local, como disponibiliza fotografias, vídeos e o testemunho dos autores das obras. Nomen, Slap, Pedro Soares Neves aka UBER, Odeith, SalDoce aka Corleone e EKO são alguns dos artistas que pintaram na Amadora que estão presentes nesta página.

graffitiamadora

O Mapa do Graffiti resulta de um trabalho académico de pós-graduação de Catarina Valente, que nasceu na cidade. Com este sítio on-line, diz a autora, pretende-se “suscitar a discussão sobre a arte urbana e mostrar a Amadora como um pólo artístico-cultural nas expressões artísticas urbanas”. O trabalho de georeferenciação foi feito, por sua vez, com o apoio da câmara municipal da Amadora.

Nos últimos anos, são cada vez mais as cidades que estão a olhar com “novos olhos” para os chamados graffitis. Até há bem pouco tempo, estas formas de expressão artística eram encaradas como acções marginais e até de vandalismo. Hoje, pinturas em murais, fachadas e empenas de edifícios, mobiliário urbano e até em camiões de recolha de lixo são promovidas pelas próprias cidades, que as vêem como mais-valias e pontos de atracção turísticos. Lisboa, com a criação do Gabinete de Arte Urbana, é uma referência internacional nesta matéria.

Fonte: Smart Cities

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s