A melhor cidade do mundo para os jovens não é na Europa

A ‘Big Apple’ bateu Toronto e tornou-se na cidade mais atrativa do mundo para os mais novos. Lisboa, Porto ou Coimbra? Nem estão na lista.

Londres venceu a nível europeu, mas a melhor cidade do mundo para ser vivida pelos mais jovens é Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, segundo o ‘Youthful Cities Index’. A metrópole norte-americana bateu Toronto, no Canadá – que em 2014 se tinha sagrado a melhor cidade para os mais novos, dos 15 aos 29 – e venceu nas categorias de música, cinema e moda. Londres saltou do sétimo para o segundo posto, por ser considerada a melhor no que à segurança, saúde e viagens diz respeito.

cidadesjovens

Em terceiro, mais uma cidade europeia: Berlim, na Alemanha, que no ano passado tinha conseguido um honroso segundo lugar.

O ‘Youthful Cities Index’ é uma lista de 55 cidades publicada pela consultora canadiana Decode, que questionou dez mil jovens sobre as cidades que mais lhes agradam, partindo de uma dúzia de indicadores onde se incluem a segurança, diversidade, gastronomia, moda e poder de compra.

Nove cidades norte-americanas e cinco europeias estão nas primeiras 20 da lista, sendo que a Ásia contribui com três centros urbanos. O primeiro a aparecer é Tóquio, no 12.º lugar. Apesar de ser um destino turístico cada vez mais apreciado, Portugal não vem na lista, onde a cidade do México consegue um surpreendente nono lugar, o primeiro da América Latina. Tel Aviv vem em 14.º e África chega no 35.º posto, com Joanesburgo.

“Metade da população mundial tem menos de 30 anos. Desses, metade vivem em cidades. A juventude e as cidades – especialmente as maiores – irão conjuntamente definir o futuro do planeta”, disse ao Telegraph Sonja Miokovic, co-fundadora da YouthfulCities. “É por isso que é essencial para as cidades apelarem aos jovens e que, ativamente, encontrem formas de desbloquer o seu potencial”.

Teerão, no Irão, é a cidade do índex onde é mais barato viver, seguida de Detroit, EUA, enquanto San Francisco e a Cidade do Mexico oferecem as melhores perspetivas de emprego. Toronto vence na diversidade, Madrid na acessibilidade ao digital, Varsóvia na educação e Tóquio nas categorias de gastronomia e vida noturna.

Das 55 cidades na lista, Dar es Salaam, na Tanzânia, é aquela que tem a maior percentagem de população entre os 15 e os 29 anos. Ficou no 55.º lugar da lista.

Fonte: DN

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s