Área Metropolitana de Lisboa entregou equipamentos de proteção individual para combate de incêndios em espaços naturais‏

Decorreu no passado dia 02 de junho a cerimónia de entrega simbólica de equipamentos de proteção individual para combate de incêndios em espaços naturais.

AML_entrega_material_bombate_fogos_1

A aquisição dos equipamentos operacionais de proteção civil foi possível na sequência da aprovação de uma candidatura no âmbito do Programa Operacional Valorização do Território/ Quadro de Referência Estratégico Nacional (POVT/QREN), integrada no Eixo Prioritário II – Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos, com um investimento total aprovado de 992.795€ e um financiamento comunitário de 843.876€, ou seja, 85%, assegurado pelo Fundo de Coesão.

No âmbito desse processo, o Ministério da Administração Interna promoveu a celebração de um Protocolo entre a AML, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Liga dos Bombeiros Portugueses, tendo ficado assegurado pela ANPC 7,5% da contrapartida nacional, cabendo os restantes 7,5% aos municípios integrantes da AML.

Abriu a cerimónia o Eng.º Demétrio Alves, Primeiro-Secretário Metropolitano, referindo que os equipamentos operacionais de proteção civil adquiridos (calça e dólmen; botas; cógula; luvas; e capacete) têm por objetivo melhorar o combate a incêndios em espaços naturais destinados a 65 corporações de bombeiros (48 da Grande Lisboa e 17 da Península de Setúbal). Este investimento permite equipar um total de cerca de 2323 ativos da região (1.692 ativos de Lisboa e 631 de Setúbal), o que representa 50% do total dos ativos das 65 corporações.

O procedimento aquisitivo foi desenvolvido pela Central de Compras Eletrónicas da AML, o que possibilitou alcançar vantagens ao nível da economia de custos e desburocratização dos procedimentos administrativos.

AML_entrega_material_bombate_fogos_2

A cerimónia, para além dos representantes das corporações e de outros convidados, contou a participação de S.E. o Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. João Pinho de Almeida; do Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Dr. Basílio Horta; do Primeiro-Secretário Metropolitano, Eng.º Demétrio Alves; do Diretor Nacional de Bombeiro, em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Eng.º Pedro Lopes; da responsável da área operacional relativa à prevenção e gestão de riscos, Dra. Isabel Martins, da Autoridade de Gestão do POVT; e do Comandante Jaime Marta Soares, Presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses; que auxiliaram os Srs. Presidentes de Câmara presentes e seus representantes na entrega dos equipamentos às corporações dos respetivos Concelhos.

O Comandante Jaime Marta Soares, Presidente do Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, assinalou que o percurso que hoje culminou com a entrega simbólica dos equipamentos foi difícil e demorado, não obstante o empenho dos dirigentes das áreas metropolitanas e das comunidades intermunicipais, e neste caso da Área Metropolitana de Lisboa, que felicitou e a quem agradeceu.

Na perspetiva de se poder melhorar o trabalho futuro, sugeriu ao Sr. Secretário de Estado da Administração Interna que se possam fazer alterações legislativas no sentido de evitar os atrasos provocados pela burocracia administrativa.

Dr. Basílio Horta, Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, manifestou publicamente o grande respeito que tem pelos bombeiros, tendo destacado a sua importância na sociedade civil.

Tendo em conta a aproximação da época de incêndios, apelou a todos os presentes para a necessidade de haver boa cooperação e coordenação, defendendo que a Área Metropolitana de Lisboa deve ter na sua agenda a proteção civil.

Terminou dirigindo uma palavra aos bombeiros: “Espero que usem bem o equipamento que vos foi distribuído, mas que não usem muitas vezes; e que acabem esta época em segurança, com vida, para que as vossas famílias e todos nós possam ter cada vez mais bombeiros, mais motivados, com um grande sentido da indispensável utilidade para a coletividade em que se integram”.

A finalizar a cerimónia, usou da palavra S.E. o Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. João Pinho de Almeida, que começou por agradecer à AML o convite para estar presente na cerimónia.

Reconheceu que este foi um trabalho difícil, mas todos os envolvidos trabalharam sempre no sentido de o mais depressa possível se poder propiciar a entrega dos equipamentos de proteção individual, “a quem em nome de todos nós, desempenha uma missão tão nobre e tão difícil, como é o caso dos bombeiros em Portugal.”

Terminou desejando as maiores felicidades a todos os que diariamente prestam serviço de bombeiros na área metropolitana de Lisboa.

Para mais informações sobre a Área Metropolitana de Lisboa consultar www.aml.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s