Lisboa a par da Europa na separação de resíduos

A maior adesão, a nível nacional, ao processo de separação de embalagens usadas, surge em Lisboa, com 79% das famílias a fazer “separação doméstica”. Os números, da Missão Reciclar, que agora termina, referem-se ao distrito, mas, garantiram os responsáveis da Sociedade Ponto Verde (SPV), “se isolarmos Lisboa os números só podem melhorar”. Os valores divulgados “colocam Lisboa a par dos países que vão mais à frente ”como é o caso da Bélgica, Alemanha”.

residuoslisboa

As conclusões, do maior estudo realizado até hoje pela SPV, foram apresentadas dia 9 de julho, nos Paços do Concelho de Lisboa, com a presença de Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal, Luis Veiga Martins, da SPV, representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus, Empresa Geral do Fomento e técnicos da autarquia.

Os resultados agora conhecidos “devem-se em muito à Sociedade Ponto Verde”, começou por dizer Duarte Cordeiro. Sem o seu contributo “este trabalho de sensibilização não tinha sido possível e hoje não teríamos com certeza os resultados que temos”.

Também no município “todos estamos de parabéns”, sublinhou, numa referência aos serviços da Higiene Urbana, e a “um trabalho que já vem de há muito tempo”. A Câmara de Lisboa, recordou Duarte Cordeiro, “começou há cerca de trinta anos, a colocação de vidrões na via pública e, ainda nos anos 90, começou a fazer a recolha porta-a-porta, de papel e cartão nos grandes produtores”. Uma recolha que, a partir de 2003, se veio a estender aos lares de Olivais e Alto do Lumiar, com o inicio “da recolha seletiva porta-a-porta, de papel e embalagens”.

Este tem sido o “fator diferenciador do concelho de Lisboa que produz resultados extraordinários do ponto de vista da reciclagem”. Até 2018, adiantou, “queremos cobrir a totalidade da cidade, dentro do que é compatível com este sistema”. Há diferenças “muito significativas” entre as zonas cobertas por eco-pontos e zonas cobertas pela recolha seletiva porta-a-porta. Apesar do “muito trabalho que há a fazer”, Lisboa tem hoje “uma quantidade de materiais recicláveis e valorizáveis quase em 23% do total”.

Também a nível da limpeza, o município apostou nos últimos anos na “distinção entre o serviço de recolha, e os serviços de limpeza e lavagem”. A transferência de competências para as juntas de freguesia permitiu à Câmara “reservar para si a recolha”, e complementar com as juntas de freguesia a limpeza e varredura, garantindo mais eficiência dos serviços.

Uma “maior procura de eficiência” a que a autarquia “se obriga”, disse Duarte Cordeiro, de forma a justificar o aumento da tarifa dos resíduos, “um fator penalizador para os munícipes”. Vamos tentar, revelou o vice-presidente, “procurar que a tarifa não aumente ao ritmo da inflação ou possa até diminuir se conseguirmos ser muito eficientes”.
Lisboa, concluiu Duarte Cordeiro, tem a “visão estratégica de estar ao nível dos melhores municípios da Europa e do mundo, ao nível dos comportamentos ecologicamente sustentáveis”.

Lisboa no topo dos distritos que mais separa

Em Lisboa, 67 % das famílias observadas fazem a separação de “forma total” ou seja sem quaisquer erros, enquanto 21% não faz qualquer tipo de separação.

O responsável feminino pelo agregado assume um papel de maior destaque enquanto impulsionador da adesão da família à separação. Também a “forte pressão em casa”, dos jovens e das crianças, está a contribuir para uma mudança nos comportamentos a nível familiar.

Ao longo dos últimos quatro anos, “temos conseguido converter lares que separavam uma coisa para separarem todas as coisas”, informou a SPV. Dos “não separadores” encontrados neste estudo, 86% vão começar a reciclar, revela o estudo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s