Setúbal vai ser Cidade Europeia do Desporto em 2016

Fonte: Público

Depois de Guimarães, Maia e Loulé, Setúbal é a quarta cidade portuguesa a ser escolhida pela ACES Europe. O programa com um orçamento de cerca de meio milhão de euros tem já garantida uma prova de apuramento para os jogos olímpicos.

Baia-de-Setubal

Setúbal vai ser Cidade Europeia do Desporto em 2016, e promete um programa desportivo “de excelência” com um orçamento de aproximadamente meio milhão de euros, disse nesta segunda-feira ao PÚBLICO o vereador da Câmara de Setúbal com os pelouros da Cultura e Desporto.

Segundo Pedro Pina, a autarquia estima um investimento de cerca de 500 mil euros, mas não sabe ainda qual vai ser o custo para o município uma vez que o evento será comparticipado por outras entidades, entre as quais a secretaria de Estado do Desporto e Juventude que financiará 100 mil euros.

“O orçamento está ainda a ser ultimado, não podia ser fechado, assim como o programa, porque não podíamos acertar provas e outras iniciativas enquanto não tivéssemos a certeza de que Setúbal seria escolhida”, disse Pedro Pina.

Além do investimento directo na organização da Cidade Europeia, com provas, logística e demais obrigações, o município “vai fazer também investimento indirecto, em reabilitação de equipamentos desportivos e outros”, refere o vereador.

A decisão da ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, entidade que atribui os títulos de Capital e Cidades Europeias do Desporto, foi anunciada sábado.

“Setúbal tem muito trabalho desenvolvido na área desportiva e merece o título de Cidade Europeia do Desporto 2016”, anunciou Francesco Lupatelli, presidente da ACES Europe numa conferência de imprensa realizada na Casa da Baía.

Na avaliação realizada por esta entidade, o potencial desportivo de Setúbal surge associado aos desportos náuticos, com o mar e o rio em grande destaque, e a serra da Arrábida identificada também como local de excelência para a prática desportiva. O relatório da ACES realça ainda a aposta no “desporto para todos” promovida pela Câmara Municipal.

Depois de Guimarães, em 2013, Maia, 2014, e Loulé, 2015, Setúbal torna-se assim, em 2016, na quarta cidade portuguesa a receber o título de Cidade Europeia do Desporto.

A ACES elege anualmente uma capital europeia do desporto e, no máximo, duas dezenas de cidades europeias do desporto, sendo que cada país pode ter apenas, no máximo, duas cidades a ostentar o título em cada ano.

Além do incentivo à vertente competitiva, esta iniciativa europeia pretende promover o desporto informal e estilos de vida saudáveis. O galardão oficial da Cidade Europeia do Desporto é entregue a Setúbal a 18 de Novembro, numa cerimónia a realizar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica.

Qualificação olímpica

Além de “eventos de grande montra nacional e internacional”, como é o caso da prova de natação em águas abertas “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016”, a 11 e 12 de Junho, de apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, o vereador Pedro Pina quer que Setúbal seja “o epicentro da reflexão desportiva em Portugal”.

Um dos eventos já confirmados para o programa oficial de encontros e congressos está o Dia Olímpico de 2016, revelou ao PÚBLICO o autarca. O Dia Olímpico, promovido pelo Comité Olímpico Português, em Setúbal, terá a particularidade de coincidir com o ano dos Jogos Olímpicos do Brasil.

Quanto ao programa desportivo, está confirmada a prova de qualificação olímpica e a organização ambiciona trazer para a cidade sadina outras competições, sobretudo náuticas, de “taças do mundo, campeonatos europeus e etapas de campeonatos nacionais”. Pedro Pina assegura que a autarquia “tem já compromissos com diversas federações de várias modalidades”, sendo que uma das provas em destaque vai ser um “grande ultra-trail na cidade”.

Pedro Pina, considerou a eleição da cidade como “um desafio em que Setúbal não vai defraudar as expectativas” e sublinhou que o desporto é “um dos pilares da estratégia municipal para tornar a cidade mais atractiva e com mais qualidade de vida”.

O município vai procurar usar “o vasto património natural” do concelho e aproveitar a oportunidade para promover “a marca Setúbal além-fronteiras”.

Hugo Alonso, secretário-geral da ACES Europe, afirmou que “Setúbal é uma cidade que realmente acredita no desporto”, ao impulsionar um conjunto de actividades para todos os públicos, da comunidade escolar à população em geral, dos cidadãos portadores de deficiência a atletas federados.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s