Fundos para melhorar habitações e espaço urbano

Fonte: Smart Cities

Requalificar os centros urbanos e os seus edifícios, reduzindo, ao mesmo tempo, a factura energética são os principais objectivos dos instrumentos financeiros aprovados ontem pelo Governo, para aplicação de fundos europeus.

ru

Dispondo de dois mil milhões de euros para o apoio às cidades sustentáveis, Portugal vai aplicar cerca de 600 milhões de euros na reabilitação urbana e na eficiência energética, que serão geridos pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e pelo Banco Europeu de Investimento, respectivamente.

As verbas servirão para reabilitar integralmente edifícios com 30 ou mais anos — ou que se justifiquem dado o seu nível de conservação — mas também para melhoria do espaço público, desde que associada a acções de reabilitação de edifícios. Além disso, procurar-se-á também promover a reabilitação de espaços e unidades industriais que estejam abandonados e que possam ser reconvertidos.

Segundo o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Moreira da Silva, “a reabilitação urbana é uma aposta que tem de envolver uma resposta abrangente”, dado que “um terço do património [nacional] está degradado”.

Os edifícios com pior desempenho energético também terão incentivos ao abrigo dos instrumentos financeiros aprovados pelo Governo. Serão privilegiados os projectos que promovam uma redução de 15% no consumo de energia e que melhorem o certificado de desempenho energético dos edifícios em dois níveis.

Recorde-se que a segunda versão do Programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível”, lançada muito recentemente, é outras das formas encontradas pelo Governo para trazer pessoas, em particular os mais jovens, de volta às cidades.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s