Previsões para o futuro dos transportes (e das cidades)

Fonte: Shifter

As tecnologias não estão apenas a mudar a forma de ir do ponto A ao ponto B. É mais profundo: vão alterar radicalmente as infraestruturas das cidades.

5previsoesfuturotranspcidades

Não é nada realmente novo: as cidades têm mudado por força dos transportes, em especial desde o fim do século 19 com a invenção dos automóveis, dos comboios de superfície e enterrados no subsolo, e com a aviação comercial.

Para este século temos como principais forças de mudança o ridesharing, a eletrificação dos veículos e a sua autonomização, e a ligação de todos os veículos numa imensa rede dinâmica que afetará setores marginais, desde a propriedade dos veículos ao sistema de parqueamento, passando pelo recarregamento e pela gestão urbana.

Tendo em conta que a migração para as grandes cidades continuará como uma tendência de longuíssimo prazo, a resolução dos problemas das mega-cidades é uma das grandes áreas para a inovação e o empreendedorismo.

Eis 5 previsões para levar em conta e se inspirar para a startup que originará uma empresa para os seus próximos 20 ou 30 anos:

  • A Uber acabará por construir uma frota de veículos elétricos, autónomos e controlados de forma centralizada, rompendo o conceito do que são hoje os transportes públicos individuais e de massas.
  • Novos modelos de trânsito com direccionamento dinâmico permitirão concentrar a propriedade dos veículos, hoje disseminada até ao ponto da propriedade individual, e alterar os padrões do desenvolvimento urbano.
  • As gasolineiras vão desaparecer devido à redução da propriedade e à eletrificação, forçando a reestruturação do sistema de distribuição de energia.
  • O setor do parqueamento comercial entrará num processo de consolidação antes de começar a declinar, rompido por modelos de parqueamento on-demand que agregarão a procura de espaços para estacionar (a uberificação do estacionamento).
  • As startups de carros conectados originarão uma imensa quantidade de dados sobre veículos e tráfego em tempo real, permitindo sistemas de gestão de transportes mais seguros, económicos e eficientes.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s