Lisboa é uma das cidades mais amigáveis do mundo!

Fonte: Smart Cities

Prestáveis e gentis. Seriam estas as duas palavras que escolheria para caracterizar os habitantes de Lisboa? Foi assim que os leitores da revista norte-americana de viagens Travel+Leisure se referiram aos lisboetas. Como resultado, a capital portuguesa chegou ao 28.º lugar no top 30 das cidades mais amigáveis do mundo, elaborado pela publicação e divulgado no final de Agosto.

Miradouro Lisboa - Papel de Parede

“A simpatia, seja uma hospitalidade instintiva, seja um sorriso acolhedor em cada loja, contribui muito para fazer uma cidade mais acessível aos viajantes”, afirma a Travel+Leisure. Numa era em que as viagens são cada vez mais preparadas com antecedência – através de informação on-line, aplicações ou ferramentas personalizadas – as pessoas podem ser um cartão-de-visita tão importante como o património arquitectónico ou as paisagens deslumbrantes. E estas cidades do ranking, como reforça a revista, “sabem como encantar”. O top das cidades mais amigáveis resulta do inquérito anual aos leitores da revista.

Lisboa é a única cidade portuguesa na listagem da Travel+Leisure. A par da hospitalidade dos moradores, a cidade convence pelas ruas históricas, pelos eléctricos e, também, pela comida – peixe fresco e vinho, pormenoriza a revista.

A liderar a corrida ao galardão de cidade mais afável, Galway reforça a fama irlandesa de bem servir. A música tocada pelas ruas, a natureza festiva dos seus habitantes e, também, o seu sentido de humor conquistaram os viajantes internacionais. Não obstante, esta hospitalidade aparenta ser comum ao ADN irlandês: Dublin e Cork também surgem no top 5 do ranking global, tornando o país no mais amigável para os turistas que acolhe.

Do lado oposto, a revista apresenta também as 30 cidades menos hospitaleiras. E, se um sorriso local pode fazer maravilhas na percepção geral de uma cidade, será que a antipatia funciona como factor dissuasor quando se escolhe o próximo destino de férias? Não se sabe, mas a verdade é que as cidades deste ranking“falharam em conquistar o coração dos turistas”.

Nenhuma cidade portuguesa consta da lista das menos hospitaleiras. O top é liderado por Moscovo, na Rússia, apesar do bom desempenho da cidade em aspectos como cultura e monumentos. Os habitantes da cidade são vistos como pouco prestáveis por parte dos leitores da Travel+Leisure. A simpatia não é, contudo, o único ponto fraco dos moscovitas: a cidade também foi a pior classificada em termos de oferta gastronómica.

Ainda na Rússia, São Petersburgo fica em terceiro lugar das cidades menos amigáveis para visitar. O segundo lugar fica, contudo, em terras norte-americanas: Atlantic City, em New Jersey, conhecida pelos casinos, tem habitantes rudes, dizem os inquiridos. A prova de que, tal como a hospitalidade, também a antipatia pode ser universal.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s