Barreiro | câmara galardoada com Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”

Trata-se do terceiro ano consecutivo em que o Barreiro é distinguido coma este Prémio Nacional da FPCUB – primeiro iBike (em 2013, na categoria “Cidadania”), depois Associação de Cicloturismo Fidalbyke (2014; “Dinamização Cultural da Bicicleta”) e, este ano a CMB, o que reflete o trabalho, esforço e dinamismo do Concelho na promoção da mobilidade suave.

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O Barreiro tem delineado uma Estratégia Municipal para a Mobilidade Ciclável (EMMC) que visa promover maior sustentabilidade no sistema de mobilidade e transportes, através da promoção de um modo de transporte económico, energeticamente eficiente, ambientalmente favorável e socialmente equitativo – a bicicleta.

Redes cicláveis do Barreiro e Intermunicipal, European Cycling Challenge 2015, Autocarros dos TCB “amigos das bicicletas”, Serviço de bicicletas do Posto de Turismo Municipal e Participação na elaboração de documentos estratégicos de promoção dos modos suaves foram algumas das ações promovidas pelo Município no âmbito da EMMC.

  1. Rede Ciclável do Barreiro

No projeto municipal da Rede Ciclável do Barreiro (RCB) realizou-se o planeamento e a programação de uma rede de percursos cicláveis para todo o território do Município do Barreiro como um todo coerente e funcional que estabelece a conexão entre pontos de origem e destino com interesse para os ciclistas (centros urbanos e áreas residenciais, áreas industriais e logísticas, interfaces de transportes e equipamentos coletivos).

A RCB, constituída por uma rede de percursos cicláveis com uma extensão global operacional de 108,4 km e por uma rede de 62 locais de estacionamento para cerca de 500 bicicletas, visa promover e encorajar uma maior utilização da bicicleta nas deslocações quotidianas de modo a potenciar o aproveitamento dos vários benefícios que lhes estão subjacentes, enquanto modo de transporte quotidiano, quer para população residente e visitante do Município do Barreiro como para o próprio Município.

Em 2014 estavam concretizados no Município do Barreiro sete percursos cicláveis com uma extensão global de 4,7 km. Em 2015 serão concretizados mais 4,2 km de percursos cicláveis e a criadas sete novas zonas de estacionamento para 60 bicicletas.

  1. Rede Ciclável Intermunicipal

Os Municípios do Barreiro, Moita, Palmela, Seixal e Sesimbra agruparam-se e tomaram a iniciativa de elaborar um Plano de Mobilidade e Transportes Intermunicipal (PMTI).
No âmbito do PMTI encontram-se definidas um conjunto de ações e medidas que pretendem contribuir para a implementação e promoção de padrões de mobilidade mais sustentáveis, incidindo sobre diversas áreas temáticas, entre as quais os modos suaves, nos quais se integra a mobilidade em bicicleta.

Neste contexto, encontra-se proposta a criação de uma rede intermunicipal na área de intervenção deste plano, a qual incluirá a implementação de redes cicláveis de suporte a estas deslocações (que fomente a conetividade das redes propostas nos vários planos cicláveis de âmbito municipal), a instalação de equipamentos de apoio (nomeadamente suportes para parqueamento de bicicletas) junto a polos atractores de deslocações (como, por exemplo, interfaces de transporte, equipamentos coletivos, superfícies comerciais), a promoção do transporte de bicicletas em transportes públicos (de que é exemplo a isenção de pagamento de valor acrescido pelo transporte da bicicleta, adaptação do material circulante ao transporte de bicicleta em condições de segurança e comodidade para os passageiros), promovendo a comodalidade, a implementação de sistemas de utilização partilhada de bicicletas, facilitadores das deslocações em meio urbano e a realização de campanhas de sensibilização para a importância da utilização dos modos suaves.

A proposta de Rede Ciclável Intermunicipal do PMTI apresenta uma extensão global linear de 338,02 km, dos quais aproximadamente 4,6 por cento correspondem aos percursos cicláveis existentes.

  1. European Cycling Challenge 2015

O Município do Barreiro participou, este ano, na 4ª edição do ECC – European Cycling Challenge, um desafio, organizado pela cidade de Bolonha e pela Agência para a Mobilidade e Transporte Público Local, que visa promover “a competição saudável entre cidades europeias na utilização da bicicleta como transporte urbano diário”.

Na edição de 2015 o desafio do ECC teve a participação de 39 cidades europeias, com 26.000 inscritos tendo sido percorridos 2 milhões de km.

Durante o mês de maio os 67 utilizadores de bicicleta inscritos na equipa Barreiro pedalaram um total de 6.722 km, 4.599 km dos quais dentro dos limites geográficos do Concelho, evitando, desta forma, a emissão de quase uma tonelada (929Kg) de CO2 para a atmosfera. O Barreiro classificou-se na 33ª posição, à frente de cidades como Barcelona ou Dubrovnik. Foram pedalados, em média, 145 km por dia, o equivalente a três voltas ao Concelho ou a uma viagem do Barreiro a Leiria, ou Vila Viçosa. A distância média de cada pedalada foi de 7,25 km.

  1. Autocarros dos TCB “amigos das bicicletas”

Como forma a dar resposta à estratégia municipal de promoção da utilização da bicicleta como um modo de transporte quotidiano e atendendo que a possibilidade de transporte de bicicletas nos transportes públicos constitui um aspeto relevante no sentido de incentivar a intermodalidade, os Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro (SMTCB) integraram na sua frota municipal de 42 autocarros 13 autocarros preparados para transportar bicicletas, num máximo, de quatro por autocarro, os quais se encontram devidamente identificados através da pintura de uma bicicleta no seu exterior. O serviço de transporte de bicicletas é gratuito e ocorre nas carreiras com os percursos de maior distância.

  1. Serviço de bicicletas do posto de turismo

O Posto de Turismo (PT) do Barreiro tem, desde finais de junho de 2015, um serviço de aluguer de bicicletas, o qual possibilita aos interessados desfrutar a cidade em bicicleta por um valor simbólico de aluguer.

Este é mais um serviço para visitantes, turistas e população em geral, que tem em conta a rede de percursos cicláveis existente, o usufruto das frentes ribeirinhas, e pode dinamizar o potencial de visitação do Concelho.

É, ainda, possível percorrer os novos circuitos turísticos, criados com a Candidatura “Barreiro uma Memória e um Futuro”, os quais dispõem, também, de audioguias com informação detalhada sobre cada um dos locais a visitar.

  1. Participação na elaboração de documentos estratégicos de promoção dos modos suaves

A Câmara Municipal do Barreiro, em representação da Associação Nacional de Municípios Portugueses, participou, ainda, nos trabalhos de diversos Grupos de Missão constituídos para a elaboração do i) CiclAndo – Plano Nacional de Promoção da Bicicleta e Outros Modos Suaves (RAR nº3/2009 e Despacho Interministerial nº11125/2010), ii) da Carta da Mobilidade Ligeira (Despacho nº12646/2012 do SEOPTC) e da iii) Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – Revisão intercalar 2008-2015, no âmbito do Grupo de Trabalho 5 – Desenvolvimento de um Programa Integrado de Gestão da Rede Viária Urbana e de Incentivo à Utilização de Modos Suaves de Transporte.

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