Cascais | 8º GREENFEST dedicado ao tema “Cidadania Ativa”

Mais informação aqui.

Cascais acolhe, de 8 a 11 de outubro, o 8º Greenfest, considerado o “maior evento de sustentabilidade”. O Greenfest é este ano dedicado ao tema “Cidadania Ativa”, pretendendo recordar “o poder” de cada cidadão para mudar comportamentos, proteger o ambiente e a saúde.

greenfest2015

Seguindo um modelo iniciado nos Estados Unidos, o Greenfest vai trazer ao Centro de Congressos do Estoril e à FIARTIL várias atividades que vão desde rastreios, workshops e debates para todos. “Desde os bisavôs aos bisnetos, asseguramos uma multiplicidade de conteúdos capazes de transmitir a mensagem a todo o tipo de público”, referiu Pedro Norton de Matos, mentor do Greenfest.

A 8ª edição do Greenfest é organizada pela Câmara Municipal de Cascais e pelo Grupo Ginko. “O concelho de Cascais não podia ser o local mais indicado para este evento”, destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, na apresentação do evento, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Miguel Pinto Luz recordou que o Centro de Congressos é “um equipamento verde, uma prova de sustentabilidade” e acrescentou que “este ano, o tema “Cidadania Ativa” é uma política que o concelho tem vindo a apostar, sendo até líder nas participações do Orçamento Participativo”. Por isso, reforça o autarca, “não podíamos estar mais expectantes e esperamos já por uma nona edição”.

Com um vasto programa, o Greenfest 2015 traz novidades, como é o caso, na saúde, da chamada de atenção para o aumento da diabetes tipo II, fruto do estilo de vida, e para a possibilidade de prevenir o problema.

Com mais de 100 expositores, a primeira feira de ONG – Organizações Não Governamentais, onde vão estar representados sete países, é outra das novidades desta edição que envolve cidadãos, poder local, empresas, que aqui podem estabelecer novas parcerias comerciais.

No sentido de dar voz ao Greenfest, 30 “embaixadores da causa” vão estar presentes durante os quatro dias do evento. A ligar os dois espaços onde vai decorrer o Greenfest existirá ainda o “Greenwalk”, cuja principal atração será o test drive de carros elétricos.

Este ano o Greenfest tem a Suécia como país convidado. Esta é uma oportunidade para “demonstrar através das suas empresas que [a Suécia] é um exemplo no que diz respeito não só a adotar como em aplicar os princípios de igualdade, sustentabilidade e ambiente”, salientou Hans-Erhard Reiter, presidente da Câmara de Comércio Luso-Sueca.

Também através do programa UniverCity, que inclui mais de 20 universidades, o Greenfest pretende alertar os “decisores de amanhã” para a responsabilidade social.

“Este é de facto um programa farto e completo. No limite a dificuldade vai ser escolher quando estiverem a decorrer mais do que uma atividade ao mesmo tempo mas, uma coisa posso garantir: ninguém dá por mal empregue o tempo que aqui estiverem”, afirmou Pedro Norton de Matos.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s