Compras verdes para cidades sustentáveis

Fonte: Smart Cities

As compras públicas são uma vertente importante da acção de uma autarquia, um pouco por todo o mundo, avaliando que bens e serviços devem ser postos ao serviço da cidade. Contudo, são também importantes para tornar o desempenho da administração local mais sustentável e com uma menor pegada carbónica. Como? Um novo guia, gratuito, destinado às cidades europeias, dá algumas respostas.

comprasverdes

Trata-se da publicação “Compras Públicas ‘verdes’ nos Planos de Acção para a Energia Sustentável”, que apoia as cidades subscritoras no Pacto de Autarcas a integrar as compras públicas ecológicas no seu planeamento municipal. O guia está sobretudo vocacionado para os municípios que se encontrem a definir o seu Plano de Acção para a Energia Sustentável, peça obrigatória no âmbito do Pacto de Autarcas.

Entre informação sobre as várias fases de compras públicas e o enquadramento teórico sobre o tema, é possível consultar também dicas e exemplos de boas-práticas. O guia está disponível em inglês, italiano, polaco, romeno, eslovaco e alemão.

“As compras públicas ecológicas podem dar um contributo importante aos objectivos 20-20-20 da União Europeia [UE]”, reforça o documento. Até porque, frisa o guia, as compras públicas contribuem para cerca de 18% do produto interno bruto (PIB) da UE e, portanto, podem servir de alavanca à redução dos gases com efeito de estufa, aumento de incorporação de renováveis e maior eficiência energética. Tudo passa, neste âmbito, pelos requisitos escolhidos para as compras públicas. Ao comprar bens e serviços com uma menor pegada carbónica ao longo do ciclo de vida, um município acaba por melhorar também o seu próprio desempenho ambiental.

A versão em inglês do guia pode ser consultada aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s