A misteriosa cidade flutuante na China. Conspiração ou fenómeno meteorológico?

Fonte: DN

Imagens são um sucesso na internet e não faltam as teorias da conspiração. Mas é capaz de ser algo bem mais simples.

Milhares de habitantes das cidades chinesas de Jiangxi e Foshan, no sul do país, presenciaram um fenómeno que “incendiou” a internet. As imagens do que parece ser uma cidade a flutuar nos céus da China gerou algumas teorias da conspiração, desde uma projeto secreto da NASA para estabelecer uma nova ordem mundial, não esquecendo a possibilidade de ser algo extraterrestre. Há também a explicação científica para este fenómeno raro.

Esta misteriosa aparição fez rapidamente surgir a teoria de um universo paralelo que se mostrou por breves instantes. Também se fala da possibilidade de ser uma amostra do avanço tecnológico na área de hologramas da China, ou então a teoria da conspiração que aponta a NASA como a autora de um projeto chamado de Blue Beam e que, através de hologramas, pretende simular uma invasão extraterrestre ou a segunda vinda de Cristo. O objetivo? Criar uma nova ordem mundial.

Mas enquanto as teorias de conspiração alimentam muitos comentários, a “cidade flutuante” tem uma explicação bem científica por parte dos meteorologistas. A ilusão ótica resulta do chamado efeito de Fata Morgana (italiano para Fada Morgana, a meia-irmã do Rei Artur). Este fenómeno acontece quando o ar frio, mais denso, é impedido de circular pelo ar quente, ficando nas camadas mais baixas da atmosfera. Desta forma, acaba por atuar como uma lente, criando este tipo de ilusões, ou seja, neste caso na China os edifícios parecem estar muito mais alto do que realmente estão.

Apesar da explicação científica, o sucesso das teorias da conspiração já renderam mais de cinco milhões de visualizações só neste vídeo no You Tube.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s