AML | qual o município com maior índice de saúde da população? conheça a saúde no seu município…

Fonte: Projeto GeoHealthS

Mais informação aqui.

O principal objetivo do Projeto GeoHealthS é a avaliação da saúde da população portuguesa nos últimos 20 anos, através da construção, aplicação e disponibilização de um Índice de Saúde da População, à escala do município.

Este índice deverá: (1) constituir-se como uma medida multidimensional, compreensiva e consistente do perfil de saúde da população e dos fatores que a influenciam e (2) contribuir para apoiar a decisão política ao nível local.

Na área Metropolita de Lisboa o município de Mafra tem o Índice de Saúde da População mais elevado. No sentido inverso, o município da Amadora apresenta os valores mais baixos da AML.

click na imagem para maior definição

AMLindicedesaudedapopulacao

Segundo o Projeto GeoHealthS, a construção do Índice de Saúde da População (INES) compreende uma abordagem sociotécnica que combina a metodologia multicritério MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique) com métodos participativos.

Estes métodos envolveram peritos, de diferentes áreas disciplinares, representantes de várias instituições nacionais e regionais que participaram em painéis Delphi e em conferências de decisão (ver Instituições Participantes).

A construção do INES envolveu várias fases:

Identificação e seleção dos indicadores que permitem caraterizar a saúde da população Portuguesa, nos últimos 20 anos;
Construção do modelo multicritério (atividades de estruturação e avaliação) e Aplicação do índice aos municípios portugueses.

INES integra 6 dimensões que correspondem a grandes áreas de preocupação para a saúde (socioeconómica, de ambiente físico, de estilo de vida, de cuidados de saúde, de mortalidade e de morbilidade), agregando 43 critérios de avaliação, aos quais estão associados um ou mais indicadores que descrevem o desempenho dos municípios em cada critério.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s