Startup4cities 2015 | 108 projetos para que querem contribuir para a melhoria das cidades

Mais informação aqui.

Fonte: Smart Cities

A iniciativa ibérica startup4cities 2015 recebeu 108 candidaturas de projectos inovadores que querem contribuir para a melhoria da eficiência das cidades e da qualidade de vida dos cidadãos. De entre estes, os 20 melhores vão ser escolhidos por um júri especializado e participar num evento final, a ter lugar a 17 de Novembro, durante o Smart City Expo World Congress, em Barcelona. Durante a sessão, os empreendedores vão apresentar as suas soluções a uma plateia de entidades municipais, que poderão escolher aquelas que melhor se adequem às necessidades da sua cidade.

startup4cities

Às propostas mais interessantes, as cidades vão oferecer-se enquanto laboratório urbano para testar as soluções. Desta forma, pretende-se criar uma rede ibérica de cidades-laboratório, na qual se possa partilhar o conhecimento gerado pelas várias experiências levadas a cabo, criando, ao mesmo tempo, oportunidades de negócio e emprego.

Os projectos submetidos tocam várias áreas da vida urbana, havendo, no entanto, uma especial incidência para as áreas da eficiência energética, sustentabilidade, mobilidade urbana e acessibilidade. Mas não só, temas como a participação do cidadão, gestão do ruído ambiental ou sistemas de gestão de resíduos fazem também parte das propostas recebidas.

A startup4cities foi lançada com o intuito de promover o empreendedorismo de base tecnológica, de forma a responder aos desafios do séc. XXI. A iniciativa é promovida pelas redes portuguesas de cidades inteligentes portuguesa e espanhola, RENER e RECI, respectivamente.

“Esta iniciativa é uma oportunidade para implementar soluções urbanas inovadoras, promover empreendedores e start-ups, gerar riqueza, criar emprego e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, afirma, em comunicado, o presidente da RENER, Almeida Henriques. O responsável, também autarca de Viseu, destaca ainda a importância da cooperação entre Portugal e Espanha no lançamento desta acção, que permite “criar uma grande rede de laboratórios de inovação urbana que replicarão as melhores soluções em mais de cem cidades ibéricas”.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s