Montijo | Assembleia Municipal manifesta apoio à localização na Base Aérea nº 6

Fonte: Rostos

A Assembleia Municipal do Montijo aprovou uma moção, apresentada pelos deputados do PSD, onde expressa -“o seu apoio à localização na Base Aérea nº 6, no Montijo, da solução aeroportuária complementar de Lisboa”.

aeroportomontijo

A moção contou com os votos a favor do PS e do PSD, os votos contra da CDU e as abstenções do BE e uma do PS.

Divulgamos o texto integral da moção que recebemos da Assembleia Municipal de Montijo:

1ª Reunião da 5ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal realizada a 20 de novembro de 2015

MOÇÃO

CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO COMPLEMENTAR DE LISBOA NO MONTIJO

“A construção do Aeroporto Complementar de Lisboa na Base Aérea nº 6 no Montijo, assume-se como um investimento estratégico para, o desenvolvimento do concelho e da região, a criação de emprego, atração de novas empresas, melhoria das acessibilidades e mobilidade do Montijo e consequentemente da qualidade de vida da população.

O desenvolvimento desta nova infraestrutura aeroportuária no Montijo, estima-se que leve à criação, no ano de abertura, de 4500 postos de trabalho, podendo chegar na sua fase de capacidade máxima a 15000 novos empregos.

Por outro lado, prevê-se que no ano de abertura venha a ser utilizado por 6 milhões de passageiros, podendo chegar aos 20 milhões de passageiros por ano.

Estes números demonstram o potencial de atração de novos investimentos para o concelho, oriundos de novos setores de atividade económica como por exemplo o turismo, diversificando e modernizando a economia do Montijo, podendo dar lugar a um novo dinamismo económico gerador de riqueza e bem-estar social na comunidade, que se revela imprescindível.

A revitalização económica, associada à atração de novos moradores e visitantes criará uma oportunidade única de acelerar a reabilitação urbana da cidade, permitindo recuperar e contribuir para a requalificação e modernização da cidade.

A implementação no Montijo de uma nova infraestrutura aeroportuária, irá gerar uma nova mobilidade na cidade através da implementação de um novo sistema de transportes públicos, que ao servir o futuro aeroporto servirá simultaneamente a cidade. Será inda necessário implantar novas acessibilidades no concelho, por forma a interligar a nova infraestrutura com as redes rodoviárias nacionais e municipais, permitindo o desenvolvimento de um conjunto de novas estradas ambicionadas há vários anos pelos montijenses.

A construção do novo Aeroporto na Base Aérea nº 6, permitirá ainda à Câmara Municipal do Montijo participar ativamente no processo de planeamento das novas infraestruturas necessárias ao funcionamento do aeroporto, sendo uma ocasião estratégica para potenciar o desenvolvimento do Município e garantir que este tem acesso a um conjunto de novos equipamentos essenciais à melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Por último, realçar que todo este conjunto de novos investimentos públicos e privados, que se perspetivam para o concelho, irão gerar um importante aumento de receitas municipais para a Câmara Municipal do Montijo.

Assim, a Assembleia Municipal do Montijo, reunida a 20 de novembro de 2015, delibera:

  1. Manifestar o seu apoio à localização na Base Aérea nº 6, no Montijo, da solução aeroportuária complementar de Lisboa;
  2. Instar o Presidente da Câmara Municipal do Montijo a empenhar-se ativamente no processo, no mais curto espaço de tempo, da construção do aeroporto complementar de Lisboa, na Base Aérea nº 6;
  3. Comunicar a presente Moção às entidades envolvidas no Memorando de Entendimento sobre o Desenvolvimento de um Plano de Expansão Alternativo da Capacidade do Aeroporto de Lisboa, nomeadamente:
  • Ministério de Estado e das Finanças;
    • Ministério de Economia;
    • Ministério da Defesa Nacional;
    • Câmara Municipal de Lisboa;
    • Câmara Municipal de Montijo;
    • Navegação Aérea de Portugal – NAV Portugal E.P.E;
    • ANA – Aeroportos de Portugal S.A.
  1. Comunicar a presente Moção aos órgãos de comunicação social locais, regionais e nacionais.

Aprovada por maioria, com 16 votos a favor (9 do PS e 7 do PSD), 6 votos contra da CDU e 3 abstenções (2 do BE e 1 do PS).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s