Montijo cresce 77% na área turística

Fonte: Diário da Região

Resultado foi apurado no período compreendido entre 2013 e 2014, revelou o presidente da Câmara, acrescentando que, de Janeiro a Agosto deste ano, a procura voltou a aumentar.

Montjio_-_net_1_1280_720

A procura turística em Montijo disparou entre 2013 e 2014 para números muito superiores à média nacional, registando um crescimento de 77%, de acordo com os últimos dados apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Para o mesmo período, a procura turística em Portugal cresceu 17%, enquanto a procura turística na região de Lisboa cresceu 22 pontos percentuais, informou Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal, na reunião pública do executivo realizada na última quarta-feira, nos Paços do Concelho.

“O indicador utilizado foi o número de dormidas em todos os tipos de alojamentos turísticos, ou seja, hotelaria, turismo em espaço rural e alojamento local”, explicou o autarca, revelando ainda que já em 2015, no período compreendido entre Janeiro e Agosto, os resultados do INE mostram que “o Montijo continuou a crescer, 23,5%”. Ao crescimento deste ano, sublinhou Nuno Canta, “acresce ao robusto crescimento do ano anterior”.

Para o socialista “é certo que a procura turística no Montijo se deve muito ao aumento da oferta turística, mas deve-se também ao planeamento estratégico incluído enquanto instrumento de desenvolvimento dos territórios resultante da vontade política dos actores locais e da criação de redes formais e informais entre o município e os agentes locais”.

O presidente da Câmara relembrou, como exemplo, “o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Montijo, concebido e desenvolvido com o Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade Aberta para promover o desenvolvimento turístico no concelho”.

Nuno Canta frisou que o turismo “representa um sector vital da base económica da região de Lisboa, criador de emprego, de riqueza e desenvolvimento, mesmo em concelhos periféricos como o Montijo”, até porque, realçou, “o turismo é uma área muito importante com enorme potencial de crescimento”. “O turismo é uma área por excelência de afirmação da diversidade dos valores locais, da transmissão da cultura e da partilha, da arte de viver”, concluiu.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s