Oeiras | Para onde vai o meu dinheiro?!

Muito bom!! Aqui.

A Câmara Municipal de Oeiras lançou um aplicativo disponível aqui que dá a conhecer aos munícipes, de forma responsável e transparente, onde é aplicado o dinheiro dos impostos municipais.

oeirasparavaiomeudinheiro

O cálculo é feito através de uma tabela de contas em que o cidadão pode inserir os valores do seu rendimento mensal bruto, o valor de imposto único de circulação (IUC) e o valor do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis). Aquando da inserção destes valores, são automaticamente gerados os valores do IRS por escalão, a participação de IRS para o município e o total de contribuição para o município.

Aparece, por fim, um gráfico de barras onde são apresentados os sectores em que o dinheiro é investido: funções gerais, funções sociais, funções económicas e outras funções, existindo a possibilidade de discriminar a utilidade do dinheiro em qualquer uma destas categorias.

Nas funções económicas, por exemplo, vê-se que grande parte do dinheiro é investida em “indústria e energia” e “outras funções económicas”, existindo ainda “transportes e comunicações” ou “comércio e turismo”.

A aplicação, que permite consultar o investimento do dinheiro público “de forma fácil e eficiente”, foi desenvolvida internamente, com recurso a várias unidades orgânicas da autarquia.

Os valores apresentados são correspondentes ao dinheiro arrecadado pela autarquia através “dos impostos pagos pelos cidadãos”, distribuído pelas diversas actividades que constituem competência da Administração Local.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s