Lisboa | Projeto-farol para as Smart Cities

Sharing Cities é o nome da candidatura apresentada em maio pelas autarquias de Lisboa, Londres e Milão aos programas comunitários destinados a tornar as cidades mais inteligentes e melhorar índices de eficiência energética. Estas duas vertentes, fundamentais para uma evolução sustentada da qualidade de vida das populações, são consideradas prioritárias no espaço europeu. A candidatura foi assim incluída no conjunto de projetos-farol comunitários, com direito a uma verba de 28 milhões de euros.

smartcitieslisboa

O consórcio europeu agora aprovado conseguiu angariar à sua volta uma série de parceiros, num total de 35 entidades ligadas ao meio académico e centros de investigação, operadores nas áreas dos transportes e empresas do setor privado ligadas às tecnologias de informação e comunicação, energia e ambiente (ver anexo).

Para além das três cidades que encabeçam a candidatura, estão a acompanhar o processo outros municípios interessados em implementar os sistemas que Lisboa vai experimentar. Em Portugal, são 15 as cidades envolvidas que darão a dimensão multiplicadora ao projeto, considerada essencial na decisão do júri da candidatura. Os sistemas testados serão assim depois ser espalhados por outras localidades a nível nacional.

Este projeto pioneiro vai envolver a aplicação direta em Lisboa de cerca de 7,5 milhões de euros, ao longo dos próximos quatro anos. Tudo acontecerá numa zona piloto onde serão desenvolvidos sistemas de gestão articulados que vão permitir aumentar a eficiência energética em edifícios e dotar esta área de redes de mobilidade mais adaptada aos padrões de uso diário e, ao mesmo tempo, menos poluentes.

A reabilitação urbana de um conjunto de habitação (pública e privada) e de um edifício de serviços públicos vai promover um melhor comportamento energético e é uma das medidas prioritárias deste projeto. Os imóveis serão dotados de sistemas de controlo de consumos, que permitam monitorizar os ganhos energéticos e adaptar as soluções testadas, de forma rápida. Por outro lado, pretende dotar-se as vias de circulação abrangidas pelo projeto de sistemas de iluminação de baixo consumo e melhor rendimento.

Em termos de mobilidade sustentável, está prevista a instalações de uma malha integrada de veículos com emissões próximas do zero, incluindo aqui uma rede de bicicletas eléctricas partilhadas. Mas porque é essencial conhecer padrões de mobilidade e dar cada vez mais informação aos habitantes sobre as matérias relacionadas com transportes e direcionamento de tráfego, bem como segurança a nível ambiental, vão ser disponibilizadas aplicações informáticas contemplando questões como os condicionamentos de trânsito, a qualidade do ar, níveis de ruído, etc. Estes sistemas permitirão a interacção com os utilizadores, que podem assim dar também dados importantes ou pedir informações no momento.

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) aliás são uma componente indispensável para as cidades inteligentes do futuro. O projeto vai assim dotar todas as infra-estuturas envolvidas de sensores capazes de fornecer dados e informação, sempre actualizada, de fluxos e consumos energéticos. Estes dados serão utilizados não só para corrigir e avaliar os sistemas, como para fazer medições que vão garantindo a sua eficácia, para melhor poderem ser replicados nas cidades que acompanham o projeto.

É pela conjugação destas três vertentes que se pode conseguir uma mais eficaz gestão urbana, objeto principal do conceito de “smart city”, em que Lisboa aparece na dianteira europeia. Este projeto será assim transversal não só aos diversos serviços da autarquia como dos parceiros envolvidos, e uma alavanca fundamental para a estratégia que o município pretende desenvolver para tornar a cidade cada vez mais inteligente.

Fonte: CML

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s