Governo confirma negociações para ter aeroporto no Montijo

Fonte: Fonte TSF

O governo admite estar a estudar a possibilidade de avançar para a solução Montijo como complemento ao aeroporto da Portela. A hipótese foi admitida pelo ministro do Equipamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

pedro marques

O aeroporto da Portela atingiu em 2015 a fasquia dos 20 milhões de passageiros (uma subida de 10,7% face ao ano anterior), e aproxima-se rapidamente do marco de 22 milhões que o contrato de concessão determina como ponto a partir do qual o Estado e a concessionária (a ANA, detida pelos franceses da Vinci) devem iniciar negociações com vista à obtenção de uma solução que evite o estrangulamento da infraestrutura.

Uma dessas hipóteses é a solução Montijo. O ministro Pedro Marques garante que a sua equipa “está a trabalhar no sentido de aprofundar os detalhes em relação a essa solução”.

No entanto, o governante sublinha que “neste momento o aeroporto da Portela tem capacidade e os triggers [fatores que desencadeiam uma ação] previstos no contrato de concessão para o início da discussão relativa à capacidade aeroportuária e à necessidade de nova infraestrutura não estão ainda atingidos”.

O responsável pela pasta das infraestruturas admite apesar disso que “é verdade que o crescimento tem sido muito superior às previsões e portanto devemos, mais cedo do que mais tarde fazer esse trabalho de apontar a solução correta”.

Para Pedro Marques, o que interessa nesta altura é “completar e aprofundar um trabalho da solução que estava a ser estudada. O governo está a fazê-lo para que em tempo tenhamos uma estrutura aeroportuária competitiva em Lisboa”.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s