Qual é a melhor start-up nacional em inovação social?

Fonte: Smart Cities

Cinco start-ups nacionais estão na corrida para representar Portugal na final da iniciativa mundial de empreendedorismo social Chivas The Venture. A candidata escolhida será conhecida na próxima quinta-feira, num evento a realizar no Estúdio Time Out, no Mercado da Ribeira, em Lisboa.

startup

Dentro de um leque de 32 candidaturas, os projectos ColarADD, MyFarm, Noocity, Eco Gumelo e Beesweet foram os seleccionados pela organização, tendo sido apontados como os mais promissores.

Mas o que é que diferencia, então, estas iniciativas? Surgindo como um apoio à população daltónica, a app ColorADD permite, com recurso a um smartphone, a identificação das cores dos objectos. Esta solução baseia-se no código universal de cores para daltónicos criado por Miguel Neiva, cuja base são as três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos. Desta forma, e usando a câmara fotográfica incorporada no telemóvel, o utilizador recebe a informação do nome da cor e o respectivo símbolo no código ColorADD.

A MyFarm, por seu turno, evidenciou-se por trazer o famoso jogo Farmville do Facebook para o mundo real, através da interacção entre o consumidor e o agricultor. Em termos simples, o projecto possibilita a monitorização de uma horta à distância, com recurso a uma plataforma digital, permitindo, por exemplo, definir o seu tamanho, produtos e quantidades, sendo da responsabilidade do agricultor a sua produção. O escoamento de produtos de pequenos agricultores é um dos aspectos que sai beneficiado com o projecto.

Também dentro do ramo da alimentação, a Noocity pretende melhorar a qualidade de vida das pessoas, ajudando-as a produzir comida nas cidades de forma “simples e ecológica”. Como? Através de equipamentos “eficientes e acessíveis”, desenvolvidos pela empresa, que têm por objectivo “contribuir para uma sociedade cada vez mais consciente e autónoma, fornecendo as ferramentas necessárias para agir, reorganizando a paisagem urbana, a relação com a alimentação e a vida em comunidade”.

Com o objectivo de transformar o desperdício num “alimento de alto valor nutritivo”, a Eco Gumelo utiliza a borra de café como substrato para o crescimento de cogumelos, sendo que, durante o processo, esta borra se torna num resíduo biodegradável de impacto reduzido para o ambiente. Este método já valeu à Eco Gumelo, entre outros, o prémio “SIAL Innovation Bronze Award”.

Por último, nesta corrida para representar Portugal, está a Beesweet, que se auto-intitula como primeira empresa da zona Euro que comercializa mel cru aromatizado, obtido com “processos artesanais e temperaturas saudáveis que permitem manter todas as caraterísticas de um mel 100% natural, aromatizado com sabores cítricos ou sabores mais quentes”, explica-se em comunicado.

Os cinco projectos serão, agora, apresentados ao júri português do Chivas The Venture, composto pelo presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Santos, pelo presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, João Rafael Koehler, e pela jornalista Fernanda Freitas.

Além de receber um prémio monetário, no valor de três mil euros, o vencedor nacional terá a oportunidade de participar numa Semana Aceleradora em Oxford, no Reino Unido, juntamente com os finalistas de outros 28 países concorrentes. Em jogo está, ainda, a possibilidade de integrar o evento final global da Chivas The Venture, a realizar em Nova Iorque, e de ganhar até um milhão de dólares.

A Chivas The Venture é uma iniciativa da marca Chivas que visa apoiar empreendedores sociais em todo o mundo, contando, para isso, com o apoio do IES – Social Business School, uma escola de negócios dedicado ao empreendedorismo e inovação social. O concurso destina-se a todas as start-ups e empresas em fase de lançamento – ou crescimento –, cujo modelo de negócio vise a resolução de um problema social ou ambiental.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s