CCDRLVT – Infodata LVT 8 | Área Metropolitana de Lisboa no Contexto das Regiões Metropolitanas Europeias

A InfoData é um suplemento de monitorização semestral que tem por objetivo divulgar informação relativa às dinâmicas da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

click na imagem para ver documento

infodatalvt8

O presente número visa proceder a uma análise comparativa entre a Área Metropolitana de Lisboa (Região de Lisboa NUTS II 2002) e as regiões Metropolitanas da Europa que apresentem referenciais semelhantes em termos de dimensão, população ou economia, pretendendo-se assim percecionar o desempenho da Região de Lisboa face aos seu pares europeus.

O documento está organizado em três partes:

Na primeira parte aborda-se a importância crescente que a dimensão metropolitana e urbana tem assumido no contexto das políticas e das instituições europeias. Existem cerca de 120 áreas ou regiões metropolitanas na Europa que concentram mais de 60% da população. Estes territórios concentram ainda grande parte da produção e da riqueza dos países, pelo que a comparação das dinâmicas de desenvolvimento da Região de Lisboa com outras regiões metropolitanas é relevante, sobretudo, no contexto dos fundos estruturais e de investimento europeus para 2014 – 2020.

A segunda parte foca-se na apresentação e leitura dos dados estatísticos disponíveis para as regiões metropolitanas selecionadas, segundo os critérios explanados na nota metodológica. A comparação das dinâmicas metropolitanas permite acompanhar a trajetória de desenvolvimento de regiões que competem com a região portuguesa, e apoiar a decisão no âmbito das políticas públicas que visam um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo na Região de Lisboa. Por se tratar de uma análise comparativa das regiões metropolitanas europeias, neste estudo consta apenas informação estatística para Região de Lisboa (NUTS II 2002), quebrando a prática seguida noutras InfoDatas em que a análise dos temas se reportava à Região de Lisboa e Região de Lisboa e Vale do Tejo – RLVT (NUTS II 2001).

Na última parte, pretende-se complementar a informação disponível por região metropolitana (ainda escassa), apresentando dados relativos à perceção dos cidadãos sobre a qualidade de vida nas cidades europeias (que integrem as regiões metropolitanas em estudo) constante do “Urban Audit”, que fornece informação comparável sobre os diferentes aspetos do bem-estar urbano.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s