PS Setúbal | Deputados visitam Hospital Nossa Senhora do Rosário no Barreiro

No passado dia 25 de janeiro, os deputados do PS – Eurídice Pereira, Paulo Trigo Pereira, Ivan Gonçalves, Sofia Araújo e André Pinotes Batista – eleitos pelo Círculo Eleitoral de Setúbal, visitaram o Hospital Nossa Senhora do Rosário, no concelho do Barreiro.

deputadospssetubal

Esta iniciativa, levada a cabo em articulação com as estruturas locais do Partido Socialista, permitiu aprofundar o conhecimento acerca da atual situação do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e, por outro lado, identificar eventuais oportunidades que permitam afirmar esta importante infraestrutura, contribuindo assim para o aumento da sua eficiência e qualidade no grau de cuidados de saúde prestados à população.

No decorrer do encontro com o Conselho de Administração foram disponibilizadas informações, nomeadamente no que respeita à caracterização e principais indicadores de desempenho do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, bem como de uma análise mais detalhada dos mecanismos de referenciação adotados, dos tempos de espera para cirurgia e para consultas, bem como para as urgências, o ponto de situação sobre os Veículos Médicos de Emergência e Reanimação (VMER), da situação financeira da entidade e dos constrangimentos relativos à política de gestão de recursos humanos. Não escapou à análise outras questões relevantes como os investimentos indispensáveis para reposição da vida útil de equipamentos médicos e , ainda, a estratégia de complementariedade com os restantes Hospitais da Península de Setúbal.

Os trabalhos continuaram com uma visita aos serviços de Urgência, Consulta Externa, Oncologia, Cuidados Continuados, entre outros. Por fim, os parlamentares socialistas tomaram nota de um conjunto de situações, que acompanharão de perto, assumindo o compromisso de continuar a tudo fazer para se constituírem como parceiros ativos na melhoria do processo de prestação de cuidados de saúde, na identificação e resolução dos problemas existentes – fortemente agravados pelo desinvestimento registado nos últimos 4 anos no Serviço Nacional de Saúde – e na defesa do interesse das populações do distrito de Setúbal.

Segundo a deputada Eurídice Pereira, coordenadora regional dos deputados socialistas de Setúbal e membro da Comissão Parlamentar de Saúde, ” esta deslocação de trabalho realiza-se na linha do que vem sendo executado por nós nos últimos anos. Ciclicamente atualizamos com as instituições os dados da prestação de serviços às populações. Não acorremos aos locais apenas em picos dos problemas ou quando há uma mais forte mediatização das questões”. E acrescenta, ” o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo”, criado em finais de 2009, tem de responder a uma população que ascende a mais de 200 mil pessoas e tem de estar à altura pelo que é fundamental que garanta respostas adequadas e em tempo oportuno, particularmente no mais diversificado número de especialidades e relativamente àquelas onde não tenha condições de o fazer é imprescindível a existência de uma eficaz rede de complementariedade e , ainda, uma relação inequívoca de referenciação.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s