Mytaxi | A globalização do taxi!

Fonte: Samart Cities

A chegada de serviços de transporte de passageiros com base em plataformas tecnológicas como a Uber veio abalar o sector dos táxis em todo o mundo. Em resposta, surgem também soluções que se propõem a trazer a revolução tecnológica (e não só) ao sector. É o caso da mytaxi, fundada em 2009 e que está já Lisboa desde o final do ano passado. Em entrevista, António Cantalapiedra, CEO da mytaxi Portugal e Espanha, afirma que aplicação “está a contribuir para a evolução e modernização do sector dos táxis e, em última análise, para o desenvolvimento do serviço de transportes públicos”.

myTaxi

A mytaxi chegou a Lisboa no final do ano passado. O que motivou a entrada no mercado português?

A mytaxi foi fundada em 2009 e expandiu-se com o objectivo de melhorar a mobilidade das cidades. Fez todo o sentido entrar numa cidade/mercado com quase 3500 táxis como Lisboa e um país que tem sentido um claro aumento turístico. Pensamos que a mytaxi pode contribuir para a modernização do sector dos táxis e aumentar o serviço que serve como cartão-de-visita ao turismo e negócios da cidade. Lisboa é uma cidade que está na moda e podemos verificar isso com o aumento do volume de turistas nos últimos anos. Além disso, o próprio país tem vindo a dar passos importantes no domínio da inovação e da tecnologia e consideramos que a mytaxi pode contribuir para o desenvolvimento das cidades portuguesas, tornando a sua mobilidade mais inteligente.

O serviço foi lançado em Lisboa com 80 táxis associados. Este número já aumentou?

A mytaxi foi lançada em Dezembro de 2015 e já há algum tempo que duplicámos esse número de motoristas. Podemos inclusive dizer que Lisboa registou o melhor lançamento da mytaxi de todas as cidades europeias onde estamos presentes.

Superou, então, as expectativas?

Este foi o lançamento com mais sucesso da mytaxi até agora. Não só pelo actual crescimento do número de motoristas que se juntam à nossa plataforma, mas também pelo crescimento exponencial de utilizadores registados. Além disso, podemos dizer que oferecemos uma experiência 100% móvel, ou seja, somos a única app de táxis do mercado português que permite utilizar o pagamento via app, o que é uma grande vantagem em termos de segurança e comodidade. Amytaxi distingue-se, sobretudo, pela qualidade que é constantemente avaliada por taxistas e utilizadores. A nossa entrada positiva no mercado português também está relacionada com a campanha muito atractiva que fizemos e, que decorre até ao final do mês de Março, com 50% de desconto nos trajectos pagos via app, que permitiu romper eventuais barreiras no uso da tecnologia e dinamizar o sector.

Qual a estratégia da empresa para associar mais taxistas lisboetas e, simultaneamente, comunicar a app ao público?

Além das diversas actividades de marketing e parcerias que estamos a desenvolver, o principal foco, neste momento, baseia-se em promover o uso da aplicação, e particularmente o pagamento via app, com a nossa promoção de 50% de desconto. Além disso, temos o feedback dos nossos taxistas que nos dizem que, em muitos dias, todos os serviços que fazem são com clientes mytaxi, e é aqui que o poder do “boca a boca” entra em jogo, pois falam com outros taxistas, o que nos ajuda a aumentar a nossa oferta. A par destas características, destaca-se o facto de os taxistas não terem qualquer tipo de vínculo obrigatório com a mytaxi e não terem de pagar quotas fixas para trabalharem com a aplicação e, até Abril, não têm de pagar nenhuma comissão. A mytaxi é uma ferramenta de trabalho útil que não pressupõe filas de espera nas praças de táxi e que permite organizar e gerir a semana de trabalho de cada taxista, pois através das reservas antecipadas, o taxista sabe que terá num determinado dia um número mínimo de serviços a fazer.

Quais as vantagens para o cliente final?

Já para os utilizadores as principais vantagens são, sem dúvida, a segurança e a personalização do serviço. Com a mytaxi os utilizadores ficam a saber qual a matrícula, o nome do taxista, o seu número de telefone e ainda a sua fotografia, isto garante que a sua experiência com a aplicação seja positiva. Uma boa experiência de utilização e um serviço de qualidade resulta em mais utilizações da plataforma e na recomendação a outros utilizadores.

Depois de Lisboa, chegar a outras cidades portuguesas faz parte da estratégia damytaxi?

Actualmente, estamos a estudar em detalhe o mercado português e, como noutros países, é com certeza nossa intenção expandir-nos para outras cidades ou regiões, provavelmente ainda este ano.

Quais os principais pontos fortes da mytaxi quando comparada com outras apps para táxis? E quando comparada com outras plataformas tecnológicas de transporte urbano de passageiros, que não táxis, como a Uber?

Além da tecnologia e da aplicação ser totalmente traduzida para português, é nossa intenção melhorar sempre a experiência do utilizador, disponibilizando uma frota mais preparada e qualificada. Para isso, temos uma equipa a trabalhar em Portugal que diariamente dá formação aos taxistas que se juntam à mytaxi, através da mytaxi Academy. Além disso, a mytaxi cumpre totalmente a legislação e as regulamentações em Portugal ao operar unicamente com motoristas de táxi profissionais e com licença. Em 2009, a mytaxi foi a primeira aplicação para táxis e foi sempre evoluindo em função da procura tanto dos taxistas como dos utilizadores. Por exemplo, simplificou-se ao máximo o processo de chamar um táxi e a personalização do serviço. Ao taxista é-lhe permitido verificar as estatísticas das suas viagens, bloquear um utilizador que tenha sido de alguma forma insultuoso e trabalhar com maior segurança, pois o pagamento via app vem possibilitar ao taxista não transportar grandes quantias em dinheiro dentro do táxi.

A mytaxi nasce da progressiva digitalização da economia tradicional, nomeadamente no sector dos táxis. Como avalia os impactos da tecnologia no sector?

A revolução que começámos em 2009 foi muito além da simples tecnologia. Nós quisemos melhorar a experiência dos utilizadores quando estes chamam, usam e pagam um táxi. O principal benefício para os utilizadores é que agora estes podem avaliar um taxista e, com a mytaxi, escolher um taxista favorito e pagar através da app. Para os taxistas, promovemos a reserva directa com uma aplicação fácil de usar, proporcionando um aumento do segmento de viajantes de negócios e até mesmo relacionamentos mais próximos, potenciando a possibilidade de obter clientes regulares. Por outro lado, optimizámos a gestão de tempo com as reservas antecipadas e mais viagens por dia, permitindo a obtenção de mais clientes. Ainda, o sistema de pagamento através da app elimina a necessidade de transportar dinheiro, o que aumenta a segurança do serviço. Tudo isto sem um contrato a termo, nem custos fixos ou com um avultado investimento inicial.

E, a seu ver, quais as consequências para as cidades e para a mobilidade urbana desta evolução tecnológica?

Nós queremos trazer a globalização do táxi para Portugal, o que significa trazer para um nível superior a experiência de usar um táxi e formar taxistas profissionais para melhorar a qualidade do serviço. Por exemplo, temos vários registos de utilizadores mytaxi estrangeiros que usam a nossa aplicação em Portugal, porque querem ter o mesmo nível de serviço que recebem nos seus países. A mytaxi está a contribuir para a evolução e modernização do sector dos táxis e, em última análise, para o desenvolvimento do serviço de transportes públicos.

Com o amadurecimento deste mercado, abre-se caminho para a entrada de novos concorrentes nesta área de negócio. Acredita que estamos a caminhar para uma multiplicação de apps de táxis nas cidades? Como marcar a diferença num cenário destes?

No caso da mytaxi, a diferença recai mais sobre a experiência do utilizador com os nossos taxistas profissionais do que sobre a tecnologia e isso não é um modelo de negócio que possa ser replicado. Nós pensamos que a evolução mais óbvia virá de empresas como a nossa empresa-mãe, a moovel GmbH, uma subsidiária totalmente detida pela Daimler AG (Mercedes), que oferece aos seus clientes soluções de mobilidade inovadoras de uma única plataforma. Basicamente, com a plataforma da moovel um utilizador pode comparar os vários parâmetros das diferentes opções de mobilidade (táxi, estacionamento, carsharing) e encontrar a solução óptima para si, para efectuar uma viagem do ponto A ao B.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s