7 perguntas que definem inteligência emocional

Fonte: startup magazine

Determinar quem é que contrata para um dado emprego desempenha um papel fulcral na formação da cultura da sua empresa e garantir o seu futuro sucesso. Saber selecionar as perguntas essenciais na fase de entrevista pode ser um fator chave para encontrar as pessoas certas, assim como também lhe permite eliminar as que não são as mais indicadas. O mais importante são sempre as respostas dos candidatos.

inteligenciaemocional

Ainda que diferentes empresas incorporem vários valores e culturas, o que é certo é que o sucesso no local de trabalho é fortemente influenciado pela inteligência emocional dos seus trabalhadores, uma qualidade imprescindível para aferir se tem à frente o candidato ideal ou não.

Como tal, existem 7 perguntas que o ajudam a extrair respostas reveladoras dos candidatos para o emprego que a sua empresa tem a oferecer, percebendo a inteligência emocional dos mesmos.

1. Quem é que o inspira e porquê?

Geralmente, a resposta do candidato dá ao entrevistador a possibilidade de perceber quem são os modelos de referência da pessoa. Para além disso, a resposta também pode destacar os tipos de padrões comportamentais que o entrevistado respeita.

2. Se estivesse a abrir uma empresa amanhã, quais seriam os seus três principais valores?

Todos os bons relacionamentos começam com confiança e valores alinhados. Perceber quais são os valores de um determinado candidato – como a honestidade e a integridade – podem surgir facilmente na resposta a esta pergunta.

3. Se as prioridades no negócio mudarem, descreva como é que iria ajudar a sua equipa a concretizar os novos objetivos.

Todos os dias as empresas são confrontadas com mudanças de prioridades. Por isso, é importante aferir o nível de flexibilidade dos seus candidatos e aqueles que possuem capacidades para resolver problemas, ajudando a realizar a mudança. A prioridade deverá ser sempre contratar pessoas que sejam auto-conscientes, motivadas e prontas para trabalhar em equipa.

4. Construiu amizades duradouras enquanto trabalhava num outro emprego?

Se um candidato é capaz de construir relacionamentos pessoais no ambiente profissional em que estava, é um sinal de inteligência emocional sólida. Isso só mostra que a pessoa se preocupa com as relações que constrói, o que é importante para a equipa e para o bom ambiente na empresa.

5. Que skill ou habilidade é que sente que ainda tem em falta?

Curiosidade e vontade de aprender são sinais vitais de que um determinado candidato querer melhorar-se e saber mais. As pessoas que têm dificuldades em responder a esta questão são as que, normamente, pensam que já sabem tudo e, portanto, não devem ter muito a oferecer a uma empresa.

6. Conseguiria ensinar-me algo novo, como se eu nunca tivesse ouvido falar antes? (pode ser desde uma ferramenta, uma lição ou um puzzle).

A resposta do candidato pode revelar várias qualidades:

Se a pessoa está disposta a demorar algum tempo para pensar antes de falar;
Se o candidato tem a capacidade técnica e a tolerância para explicar algo novo a uma pessoa que é menos experiente no assunto;
Se o candidato faz perguntas compreensivas à pessoa que está a aprender algo, como por exemplo: “Isto faz-lhe sentido?”;

7. Quais são os três principais fatores que atribuiria para o seu sucesso?

A resposta a esta pergunta pode determinar se uma pessoa tem tendência a ser mais altruísta ou mais egoísta. Quando os candidatos falam sobre seu próprio sucesso, note se falam sobre “eu-eu-eu”, ou se falam sobre “a equipa”, “nós” e fazem referência a pessoas importantes para o seu sucesso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s